A programação da 1ª Mostra Livre Teatro retorna nesta semana com espetáculos teatrais de quinta-feira (4) a domingo (7). Nestes dias, todas as apresentações têm ingressos gratuitos, que podem ser retirados pelo Sympla. A mostra celebra o terceiro ano de atividades do Livre Teatro e reúne peças escritas e dirigidas pelo dramaturgo, ator e diretor Luan Valero.
Nesta quinta-feira (4), o público pode acompanhar a apresentação da montagem “Kiria, Puri e Vian”, como Grupo Mancha, no Centro Cultural SETA (Rua Guararapes, 579), às 20 horas. O espetáculo será encenado em um palco não-convencional. O grupo vai se apresentar ao ar livre, utilizando como parte do cenário o espaço que restou de uma casa de madeira, que foi demolida.
“Kiria, Puri e Via” foi escrita e dirigida por Valero e evoca cenas que dialogam com a vida de uma companhia de teatro, com um período de recessão política e com as relações interpessoais entre amigos – temas que refletem as inquietações artísticas do grupo e o contexto político no qual o texto foi criado. “Para escrever esse texto, eu me baseei bastante no trabalho em sala, e nas experiências de todos nós que estávamos envolvidos ali no processo. Nas nossas experiências e nas nossas referências teatrais”, comenta Valero. Os ingressos para “Kiria, Puri e Vian” podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla.
“O Baita”
Na sexta-feira (05/12), é a vez da apresentação de “O Baita”, às 20 horas, na Usina Cultural. Baita é um jovem chamado de gigante. Quem o chama assim é a única pessoa que ele já conheceu, Mate, o “padrinho”. Mas hoje, o velho desapareceu de vista. Pela primeira vez, Baita se vê sozinho e é na companhia do Sol, da Lua, do Rio, tão maiores que o rapaz, que ele terá de seguir e crescer. A peça questiona limites simbólicos/psicológicos em uma noção de paternidade atravessada por perspectivas sociais discriminatórias. Baita, muito maior que seu tutor/responsável, aprende desde criança que seu tamanho é um problema, uma ameaça que deve ser contida, limitada. Os ingressos “O Baita” podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla.
Adaptação de Brecht
No sábado (06/12) e no domingo (07/12), com duas sessões a cada dia, uma às 19h30 e outra às 21 horas, o grupo iniciação do Livre Teatro volta a apresentar o espetáculo “Linha de Corte”. A montagem é uma releitura da peça “Santa Joana dos Matadouros”, do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht. Na peça, o rei dos frigoríficos, Pedro Paulo Bocarra, ao receber instruções vindas da capital, paralisa o mercado da carne. Com isso, desencadeia uma grande crise para toda a sociedade. E com essa manobra, são os trabalhadores quem mais sofrem. Então, um grupo conhecido como Boinas Pretas, liderado por Joana, oferece um alívio focado na religiosidade e na parcimônia. Ao ver sua abordagem não surtir efeito, Joana inicia uma jornada em busca de uma solução que alivie o sofrimento daquela gente.
A montagem é adaptada e dirigida por Valero, e será apresentada na Usina Cultural. Os ingressos para todas as sessões de “Linha de Corte” podem adquiridos gratuitamente pelo Sympla. Todas as sessões de “Linha de Corte terão tradução em Libras.
Teatro do absurdo
A 1ª Mostra Livre Teatro retorna com sua programação entre os dias 11 (quinta-feira) e 15 (segunda-feira) de dezembro, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas (DAC), da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). No palco, o grupo avançado do Livre Teatro encena o espetáculo “Berra!”, livre adaptação da peça “O Rinoceronte” (1959), de Eugene Ionesco, que figura como um dos principais exemplos do chamado Teatro do Absurdo.
Serviço:
“Kiria, Puri e Vian”
Quando: 04 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural SETA (Rua Guararapes, 579)
Ingressos gratuitos: Sympla
“O Baita”
Quando: 05 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos gratuitos: Sympla
“Linha de Corte”
Quando: 06 e 07de dezembro, em duas sessões 19h30 e 21horas
Onde: Usina Cultura (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos gratuitos: Sympla