A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) dá boas-vindas à sua mais nova associada: a Nespresso Brasil, cuja filiação à entidade acaba de ser assinada. “É uma honra e uma satisfação receber em nosso quadro associativo uma marca com a representatividade e o peso da Nespresso”, comemora o presidente executivo da ABAL, Milton Rego. “Damos início, com certeza, a uma parceria de grande sinergia”. A Nespresso lidera o mercado nacional de cafés em cápsula e é referência mundial no segmento.
A Nespresso tem no alumínio um material fundamental para a qualidade do seu produto. As cápsulas são feitas do metal em razão da excelente proteção que oferece contra luz, umidade, oxigênio e microorganismos, preservando o sabor e o aroma naturais do café. Outra característica que fez a Nespresso optar pelo alumínio foi o fato de ele ser infinitamente reciclável, ou seja, de oferecer a possibilidade de ser continuamente reaproveitado sem perder as suas características.
“Agora, associados, esperamos adquirir cada vez mais conhecimento e também contribuir com a discussão sobre sustentabilidade na cadeia do alumínio. Temos um olhar para a sustentabilidade que vai desde a aquisição do metal até sua destinação final. A troca de experiências e conhecimento agregará para todos”, diz a gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso, Claudia Leite.
A indústria brasileira do alumínio se destaca no mundo na relação entre a sucata do metal recuperada e o consumo doméstico. Em 2017, esse índice ficou em 54,1%, colocando o Brasil à frente de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, e bem acima da média mundial, de 27,8%.
Sobre a ABAL
Fórum legítimo do setor, desde 1970 a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria de alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados ao negócio de seus associados. Além disso, mantém parcerias com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração de normas técnicas para a cadeia de processos e produtos do alumínio, e contribui com a qualificação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. A missão da entidade é tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva.