Nova temporada de lives da AML traz Mafalda Bongiovanni

Primeira live acontece no canal do Youtube da AML na terça-feira, 25 de março, com a participação da apresentadora e outras duas convidadas que irão debater o papel da mulher na Medicina

A Associação Médica de Londrina inaugura, na terça-feira, 25 de março, sua nova programação de encontros em formato de live no Youtube que, em 2025, ganha o nome de Encontros com a Saúde AML. E a estreia não poderia ser mais especial: em comemoração ao Mês da Mulher, a presidente da AML, Rosana Ceribelli Nechar, recebe a apresentadora Mafalda Bongiovanni para conversar com ela e a pediatra e dermatologista associada Mariza Helena Mendonça Muarrek. Juntas, as três irão debater a evolução do papel da mulher na Medicina.

Mafalda Bongiovanni foi apresentadora de TV por 42 anos em Londrina e no “Programa da Mafalda” recebia médicos de diferentes especialidades para responder às dúvidas dos telespectadores. O convite para reviver a época partiu da própria Dra. Rosana, como forma de homenagear a amiga e ressaltar a importância de disseminar boas informações sobre saúde. Durante a live, no Youtube da AML, será possível interagir com perguntas.

“O Programa da Mafalda fazia um sucesso estrondoso na comunicação sobre a saúde, com muitas entrevistas, acompanhando o crescimento da Medicina local e regional, levando informações relevantes à população em todas as especialidades. Eu mesma participei várias vezes”, comenta Dra. Rosana, destacando que o programa era vanguardista e com certeza auxiliou na carreira de muitos colegas médicos iniciantes, que tinham a oportunidade de apresentar seu trabalho e contribuir com informações relevantes e atualizadas.

“Atualmente, como presidente da AML, um dos objetivos é resgatar este trabalho precioso de levar informações importantes sobre saúde, prevenção, diagnósticos precoces, enfim, toda a gama de cuidados necessária para a população da nossa cidade e região. Talvez movida mesmo pela inspiração do ‘Programa da Mafalda’, tão marcante e que todos os colegas jovens há mais tempo com certeza se recordam”, comenta a médica, que escolheu a Medicina ainda na adolescência.

Quem pensa que Mafalda Bongiovanni sempre atuou como apresentadora de TV, não imagina que ela é socióloga e foi professora universitária e até diretora de escola. “Fui divulgar um seminário que nós teríamos em Londrina, na TV Coroados, no programa do Oswaldo Militão Repórter. E eu, como professora e descendente de italianos, falo bastante, né. E aí, quando eu terminei a divulgação, o diretor artístico da emissora quis falar comigo e propôs para que eu apresentasse um programa na TV Coroados que já tinha até nome: Agora à Tarde”, recorda ela, que ficou dois anos na Coroados e depois foi para a TV Tropical, da TV Bandeirantes.

O programa sempre foi ao vivo: os médicos eram convidados e os telespectadores telefonavam e faziam perguntas. Para ela, participar da live da AML aos 80 anos “é uma grande oportunidade de mostrar o que é a Associação Médica de Londrina, que é uma entidade que traz benefício para a comunidade, para a população, e não é só de Londrina”.

“A gente tem orgulho de poder ter uma Associação Médica de Londrina e hoje dirigida pela Rosana Nechar, uma amiga que participou bastante do meu programa, como o esposo dela. Assim como a Dra. Mariza Muarrek, que também participou bastante do meu programa com o marido dela quando era vivo e os filhos dela, que são médicos. Então, eu acho que dá muita credibilidade: Associação Médica de Londrina a gente pode assinar embaixo”, declara Mafalda.