A partir de segunda (18) e até dia 22 de agosto, Londrina se transforma em palco para reflexões e experimentações sobre o figurino nas artes com a chegada da oficina “Vestindo Histórias”, ministrada pela figurinista Isbella Brasileiro. Com uma trajetória marcada por trabalhos em filmes icônicos como “Estômago 2” e “A Mesma Parte de um Homem”, Isbella traz à cidade sua visão única sobre como as roupas constroem personagens, atmosferas e narrativas. As aulas acontecem no Canto do MARL, (Av. Duque de Caxias, 3241), na segunda das 13h às 19h, de terça a quinta, das 13h às 18h e na sexta, das 13h às 17h. As atividades são completamente gratuitas e as inscrições já estão encerradas.
A oficina é composta por uma pacote de aulas EAD e cinco dias de aulas presenciais, voltadas ao estudo da história, concepção e impacto simbólico do figurino nas obras cinematográficas. Mais do que ensinar técnicas, Isbella convida os participantes a perceberem o figurino como linguagem — uma ferramenta poderosa que dialoga com o roteiro, a direção de arte e a fotografia, revelando o não-dito e aprofundando a construção de mundos. Uma caravana formativa que percorre o Paraná com oficinas presenciais, distribuindo kits figurinistas, ativando talentos locais e propondo encontros vivos com a criação de figurinos autorais.
Com foco nos estudantes de cinema, teatro, moda, profissionais do audiovisual e todas as pessoas interessadas em figurino e narrativa visual, a oficina oferece uma imersão teórica e prática nas escolhas estéticas e funcionais por trás das roupas que habitam as telas. Ao longo dos encontros, os participantes poderão analisar figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional, discutir conceitos-chave, além de exercitar o olhar criativo e crítico na construção visual de personagens. Além disso, o projeto também conta com o apoio do SATED/PR, que irá garantir descontos para os participantes da oficina. “Vestindo Histórias” é mais que uma oficina: é uma travessia pelos bastidores da imagem, onde cada tecido guarda um passado e cada costura insinua uma narrativa.
“O figurino é um documento vivo. Nosso objetivo é formar profissionais que saibam traduzir narrativas sociais em roupas”, explica Isbella Brasileiro, instrutora da oficina. Figurinista, artista visual e pesquisadora da linguagem do figurino como narrativa de cena ela atua há mais de 10 anos em projetos de cinema, teatro, TV e publicidade, com passagens por produções no cinema e diversas séries independentes. Com formação em Artes Cênicas e especialização em figurino, Isbella desenvolve projetos autorais que cruzam estética, dramaturgia e política do corpo. É a idealizadora e facilitadora da Oficina Vestindo Histórias, projeto com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, que leva formação gratuita, acessível e técnica a cidades fora do circuito tradicional, criando uma experiência de formação inédita em cidades do interior, valorizando a cultura como direito e o figurino como expressão identitária.
A oficina já passou por Ponta Grossa, Franciso Beltrão, Cascavel, Maringá e Guarapuava e depois de Londrina, segue para Paranaguá e Curitiba. A formação itinerante busca descentralizar o acesso à cultura e à formação artística. O projeto reserva vagas para PCDs e minorias sociais e inclui aulas com Libras, legendas e kit figurinista (que entrega aos participantes os materiais necessários para a participação na oficina). O “Vestindo Histórias” é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Sobre Isbella Brasileiro
Natural de Poços de Caldas (MG) e formada em Moda com habilitação em Estilismo pela UDESC/SC, iniciou sua trajetória profissional criando figurinos para colegas do teatro e da performance ainda na faculdade. Foi em Curitiba que se estabeleceu como assistente de figurino para filmes publicitários, consolidando seu repertório técnico. O ponto de virada veio em 2014, com o longa-metragem “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba. A experiência no cinema acendeu algo definitivo: a certeza de que o figurino era o seu caminho. A partir dali Isbella passou a construir uma carreira sólida no audiovisual, como figurinista e aderecista de projetos premiados e reconhecidos nacionalmente. Entre seus trabalhos mais marcantes estão: “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, “A Mesma Parte de um Homem”, de Ana Johann, “Caso Evandro” (série documental da Globo), “Estômago 2”, de Marcos Jorge, “Uma Família Feliz”, de José Belmonte, “Jesus Kid”, “Mirador” e outros longas-metragens, peças teatrais e fashion films. Também tem experiência como docente no Centro Europeu, na Hollywood Film Academy e em oficinas independentes.
Seja em um filme de época, em uma cena documental ou em um palco minimalista, Isbella transforma figurino em dramaturgia. Para ela, vestir um corpo é construir contexto, identidade, tempo e presença. E o figurino, uma ferramenta de educação e transformação.