Plaenge entrega Parque Linear, nova praça no Alto da Palhano

Londrina ganha uma nova área de convivência no Alto da Palhano. Junto com a conclusão dos empreendimentos Arbo e Flora, a Plaenge entrega à comunidade o Parque Linear, uma praça com paisagismo assinado por Benedito Abbud, referência internacional em projetos que integram natureza e vida urbana. O espaço localiza-se no alinhamento da rua Tereza Zanette Lopes.

A criação do Parque foi uma iniciativa espontânea da Plaenge, que optou por transformar uma faixa do terreno dos empreendimentos em área de convívio aberta à cidade. “Não é uma contrapartida obrigatória. Aproveitamos o potencial do terreno para estender ao entorno um projeto de paisagismo assinado por um nome consagrado. Com o passar do tempo e o desenvolvimento das árvores que foram plantadas no local, a vizinhança também vai se beneficiar de mais sombra, áreas de descanso e um percurso arborizado que amplia a presença da natureza no cotidiano”, explica Rodolfo Sugeta, superintendente da Plaenge em Londrina.

A nova praça faz parte do Plaenge Parque Urbano, masterplan paisagístico desenvolvido exclusivamente para a região. Convidado pela Plaenge, Abbud desenhou um conjunto de espaços que incentiva os moradores a ultrapassarem os limites dos edifícios e ocuparem o bairro, estimulando a convivência, o lazer, a prática esportiva e eventos ao ar livre por meio de ações de gentileza urbana.

O Parque Linear é o destaque dessa iniciativa. O espaço reúne bancos esculturais que incentivam permanência, áreas de vegetação e um playground pedagógico inserido em meio a espécies que promovem experiências sensoriais. O resultado é um convite ao passeio com crianças e pets, em um ambiente que se integra à linguagem urbana já consolidada pela Plaenge no bairro, com mobiliário, iluminação e desenho paisagístico característicos.

“Trabalhamos os espaços externos para oferecer lugares onde as pessoas gostem de ficar, com vegetação, flores e árvores frutíferas que despertam memórias afetivas. Quando fazemos gentileza urbana, espalhamos benefícios para todo o entorno, como uma agulha de acupuntura que irradia bem-estar para o corpo todo”, afirma Benedito Abbud. A Plaenge tem mais dois empreendimentos sendo construídos na área, Aura e Huma, cujo entorno também será entregue de acordo com o projeto de paisagismo e urbanismo do masterplan.

Paisagismo além dos muros

No Plaenge Parque Urbano, Abbud concebeu um projeto unificado para todas as áreas externas dos empreendimentos, com caminhos arborizados, jogos de luz e sombra e estímulos sensoriais acessíveis a todos que circulam pela região. Nos espaços internos de Arbo e Flora, os jardins seguem o conceito dos cinco sentidos, conectados por cores, aromas, sabores das frutas e pelo som da água e dos pássaros.

Rodolfo Sugeta ressalta que o Plaenge Parque Urbano reforça o compromisso da empresa com a identidade do Alto da Palhano. “Investimos na criação de praças, como a Praça Pioneiros e a Praça Pé Vermelho, aberturas de ruas e melhoria do acesso às vias rápidas, aumentando a fluidez do trânsito. É uma área que fortalece a relação entre pessoas e natureza e inspira qualidade de vida”, explica.

A história de Londrina também será percebida na esquina dos empreendimentos Arbo e Flora, cujo piso é revestido por petit-pavet. Outro diferencial está nas calçadas largas, viabilizadas pelo recuo dos edifícios e pensadas para promover convivência e conforto ambiental. No futuro, com o desenvolvimento das espécies, moradores e frequentadores poderão caminhar à sombra, reforçando a aproximação com a natureza e trazendo leveza ao cotidiano do bairro.