Somente no mês de janeiro de 2025, o primeiro da gestão do prefeito Tiago Amaral à frente do Executivo, a Prefeitura de Londrina realizou mais de 5 mil atendimentos voltados a pessoas em situação de rua, contemplando cerca de 600 pessoas diferentes por meio de diferentes eixos de serviços prestados.
Os chamados serviços itinerantes, que percorrem a cidade, resultaram em mais de 2,4 mil atendimentos para crianças, adultos e idosos nessa condição. Já o Centro POP, espaço físico e fixo de atendimento e acompanhamento especializado a este público, registrou 2.596 atendimentos em janeiro. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Londrina.
O objetivo deste trabalho é atender, amparar e salvaguardar os direitos das pessoas em situação de rua, promovendo ações por meio das políticas públicas de saúde e assistência social, com apoio da segurança pública pela Guarda Municipal. Este conjunto é possibilitado por uma frente ampla de ações combinadas, com as quais o Município mantém serviços permanentes que englobam abordagens sociais, atendimentos emergenciais, triagens, consultas e procedimentos de saúde in loco, além de encaminhamentos a serviços diversos ofertados nas redes de saúde e socioassistencial, bem como a demais políticas públicas.
Tais atividades são executadas dentro de dois eixos principais de trabalho: o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e os atendimentos de saúde ofertados pelo Consultório na Rua, ambos trabalhos itinerantes e que funcionam diariamente com suas especificidades; e as chamadas Ações Integradas, realizadas em conjunto semanalmente. De forma geral, essa gama de serviços é viabilizada por equipes multidisciplinares, incluindo orientadores sociais, assistente sociais, psicólogos, médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem e motorista, além de agentes da Guarda Municipal em algumas das ações.
A gerente de Serviços de Atenção à População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Kelly Inácio Franco, apontou que há vários resultados positivos frutos das ações integradas e abordagens sociais permanentes. “Podemos citar avanços significativos em diferentes aspectos. Este conjunto de serviços traz maior compreensão por outras políticas públicas das demandas da população que está nas ruas, proporcionando atendimento mais qualificado e integrado. Também amplia o olhar para essas pessoas, sob a ótica da integralidade e descentralização das ações, além de fortalecer o trabalho articulado e de enfrentamento das problemáticas vistas a partir da intersetorialidade. Outro fator destacado é aproximar os técnicos da rede socioassistencial e de saúde mental, o que contribuiu para reduzir distâncias institucionais, estreitar vínculos e agilizar encaminhamentos”, sublinhou.
Nesse contexto, a diretora de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social, Carolina Fávaro, reforçou que a população em situação de rua fica assistida com serviços mais qualificados. “Este enfrentamento fica mais eficiente, viabilizando respostas rápidas e coordenadas, o que reflete na otimização dos fluxos de atendimento como um todo. O serviço vem sendo continuamente qualificado por meio dessas articulações, e isso garante maior resolutividade das demandas e um acolhimento mais humanizado”, avaliou Fávaro, enfatizando que a Assistência Social conta com um setor de educação permanente que oferta formação continuada aos seus trabalhadores.
Abordagens sociais – O Serviço de Abordagem Social, realizado todos os dias, inclusive nos finais de semana (sábado e domingo) e feriados, é prestado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Funciona por meio da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de forma continuada e programada, tendo como objetivo identificar situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, garantindo atenção às necessidades imediatas do público atendido, bem como promover seu acesso às redes de serviços existentes.
As ações inseridas nesse mecanismo responderam, somente em janeiro de 2025, a 378 pessoas atendidas, sendo 322 do sexo masculino, 51 do feminino e 5 transgênero. A faixa etária atendida por estes serviços abrange 345 adultos (18 a 59 anos), 26 idosos (mais de 60 anos) e ainda 7 crianças ou adolescentes.
Foram 1.377 abordagens sociais registradas, das quais 976 foram feitas a partir da Central telefônica do SEAS. Deste total via telefone, 815 atendimentos são provenientes de solicitações dos próprios usuários da rede, 68 vindos da comunidade em geral e 93 da rede de serviço. Além disso, 401 abordagens ocorreram presencialmente, nas ruas da cidade, em diferentes regiões. Estas são elencadas como abordagens do tipo Solicitada, Programada, Intersetorial, Técnica, Atendimento Técnico, Acompanhamento, Busca Ativa e Continuidade de Atendimento.
Toda essa movimentação gerou 505 encaminhamentos realizados, nas categorias de acolhimento institucional, serviços de higiene e alimentação, transferência à rede socioassistencial, além de orientações.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marisol Chiesa, os serviços de abordagem social, bem como as ações integradas, o Centro POP e outros equipamentos são fundamentais dentro das políticas públicas voltadas à população em situação de rua. “São mecanismos que garantem acolhimento, orientação e acesso a direitos, proporcionando dignidade a essas pessoas. A Prefeitura de Londrina reconhece essa importância e segue comprometida em fortalecer essas ações, buscando ampliar o alcance e a efetividade dos atendimentos para quem precisa e quer uma vida mais digna”, ressaltou.
As abordagens sociais, neste serviço permanente, são feitas de segunda a sexta-feira (8h às 22h); sábados, domingos e feriados (9h às 14h).
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Ações Integradas – Os trabalhos inseridos nas Ações Integradas são desenvolvidos nas ruas de Londrina semanalmente, todas as quintas-feiras de manhã. Envolve as secretarias municipais de Saúde (com a equipe do Consultório na Rua (CnaR) à frente da atividade, e apoio dos CAPS III, CAPS AD e SAMU); e Assistência Social via Centro POP, Serviço Especializado de Abordagem Social, com suporte da Central de Vagas, mais apoio da Guarda Municipal.
O foco é atender e acolher pessoas em situação de rua, principalmente na região central da cidade. Este movimento começou, efetivamente, em abril de 2024 e está sendo continuado em 2025. Em janeiro deste ano, foram realizados cinco dias de ação Integrada (2, 9, 15, 23 e 30 de janeiro), nos quais as equipes estiveram juntas para prestar os atendimentos. Nos outros dias da semana, os grupos envolvidos mantêm seus atendimentos específicos e demandas com agendas próprias.
O balanço das Ações Integradas de janeiro aponta um total de 126 atendimentos prestados somente pela Secretaria Municipal de Saúde, além de duas internações psiquiátricas involuntárias no Hospital Vida. Isso se refere a 84 pessoas atendidas. Destacam-se a realização de consultas médicas, procedimentos de enfermagem como curativos, bem como encaminhamentos ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Pronto Atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III).
Nas ações, a equipe do Consultório na Rua, por exemplo, atende todas as demandas de saúde identificadas no local de permanência ou passagem das pessoas que estão nas ruas. Isso inclui curativo, administração de medicação, coleta de exames, atendimento médico, de psicologia e enfermagem, além de encaminhamentos a serviços de saúde de referência em urgência e emergência como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e centros de especialidades.
Na análise da coordenadora de Terapia Comunitária, da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da SMS, e coordenadora do Consultório na Rua, Kátia dos Santos Oliveira, a Ação Integrada promoveu uma aproximação entre os serviços, possibilitando a construção de projetos terapêuticos singulares para casos mais emblemáticos e de difícil condução pelas equipes envolvidas. “Embora o público atendido seja o mesmo, em alguns momentos o entendimento de como conduzir cada caso era diferente entre Saúde e Assistência Social. Então, houve este aprimoramento e também uma ampliação de olhar para outras demandas como o Tratamento Diretamente Observado (TDO), para pessoas com tuberculose, que, anteriormente, ocorria de o tratamento ser sempre interrompido, principalmente pela dificuldade de localização dos usuários”, observou ela.
A secretária municipal interina de Saúde, Rita Domansky, que participou de algumas das ações desenvolvidas em janeiro, enfatizou que a participação conjunta entre diferentes secretarias melhorou a resposta integral dada ao público atendido. “As atuações ficam mais fortalecidas e eficientes nesse formato, sendo este um trabalho que demonstra também a preocupação do Município em resolver o problema desses pacientes, conforme suas necessidades. Muitas pessoas perguntam por que a Guarda Municipal dá apoio, já que se trata de um atendimento psicossocial, mas é preciso salientar que em algumas ocasiões os pacientes acabam recebendo a abordagem social de forma um pouco mais agressiva e as equipes precisam de proteção para atuar. Mas, em nenhum momento houve qualquer abordagem truculenta por parte da GM, que atuou dando suporte simplificado às ações, respeitando as atribuições das pastas envolvidas”, afirmou.
Como funciona – O processo de abordagem social integrado tem início com a acolhida da equipe, que realiza a escuta ativa das demandas dos usuários. Algumas situações são resolvidas de forma imediata, como encaminhamentos para acolhimento, atendimento no CAPS AD e/ou CAPS III, acesso a higiene e alimentação no acolhimento, retorno familiar e concessão de passagens. Já os casos mais complexos são encaminhados para estudo de caso, permitindo um olhar ampliado e encaminhamentos mais assertivos.
Ao final de cada dia de ação, é realizada uma reunião entre os participantes, onde é feita a discussão de caso, revisão do projeto terapêutico elaborado, o que foi bem-sucedido e o que precisa ser revisto no acompanhamento. Assim, ocorrem alinhamentos das demandas e planejamentos conforme as competências de cada política, sempre sob uma abordagem interdisciplinar.
A Secretaria Municipal de Assistência Social registrou, nos cinco dias de Ação Integrada, em janeiro de 2025, 61 abordagens realizadas. Foram atendidas 49 pessoas diferentes: 43 homens e 6 mulheres, dos quais 43 adultos (18 a 59 anos) e 6 idosos (mais de 60 anos). Este total corresponde a 33 encaminhamentos feitos para a rede municipal de serviços.
De forma geral, estes atendimentos abrangeram encaminhamentos para acolhimento institucional, Cadastro Único (CadÚnico), serviços de saúde, Centro POP, retorno familiar para fora de Londrina, Instituto de Identificação (documento pessoal), serviço de higiene e alimentação, além de outras situações e orientações.
Tratamento de Tuberculose – Outra atividade da Saúde reestruturada e fortalecida a partir da Ação Integrada foi a criação de um fluxo para acompanhamento de Tratamento Diretamente Observado (TDO) para pessoas em situação de rua com diagnóstico de Tuberculose. Neste fluxo, especificamente, estão envolvidos o Consultório na Rua, o Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência para os acolhimentos, Serviço de Abordagem Social, Centro POP, Nova Trilha e os acolhimentos institucionais e em casas de passagem.
Este fluxo recente foi implantado em setembro de 2024. Até o momento foram finalizados o tratamento de 5 pessoas e 16 estão na lista de acompanhamento. O tratamento de Tuberculose, nestes procedimentos, é de no mínimo 6 meses, sendo que muitas pessoas em situação de rua estavam há mais de um ano entre idas e vindas neste tratamento.
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CnaR – A equipe do Consultório na Rua (eCnaR) é parte da Atenção Primária à Saúde e tem sua atuação voltada especificamente às pessoas em situação de rua (PSR). A eCnaR está prevista na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e tem o objetivo de ampliar o acesso às pessoas em vulnerabilidade, geralmente com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e que fizeram da rua seu local de moradia e sustento. Considerando a alta vulnerabilidade física e social, a equipe multiprofissional desenvolve ações integrais de saúde frente as necessidades dessa população, de forma itinerante e, quando necessário, em parceria com as equipes das UBS do território e equipes intersetoriais.
A equipe CnaR atua em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço de urgência e emergência e os demais pontos de rede de atenção intersetorial, com olhar ampliado, resolutividade e formação de vínculo.
O trabalho da equipe consiste em atendimento in loco, conforme demanda: consulta pré-natal, colocação de implanon e contraceptivos injetáveis, realização de teste rápido e busca ativa de portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST) para tratamento, acompanhamento de tratamento de tuberculose, vacinação, realização de curativos, coleta de exames laboratoriais e BAAR, aferição de sinais vitais, atividades de promoção e prevenção em saúde. Além do atendimento in loco, há também ações compartilhadas e integradas com as equipes das UBS e outros setores tanto da saúde quanto de outras secretarias.
Centro POP – Em janeiro deste ano, foram 2.596 atendimentos prestados por este espaço físico e permanente, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Este local é um equipamento público que acolhe pessoas em situação de rua, seja por busca espontânea ou por encaminhamentos feitos pela Prefeitura.
O Centro POP oferta serviços de triagem, acolhida, atendimentos individuais ou familiares, atividades coletivas de convívio e socialização (escrita, leitura, artesanato, atividade física, roda de conversa, terapia comunitária, entre outras). Dentro outros serviços, há setor de cuidados pessoais – banho e higiene pessoal, lavagem de roupas e concessões de vestuários; visitas e reuniões – psicologia, terapeuta ocupacional, sociologia e serviço social; agendamento para o Cadastro Único; encaminhamentos diversos para acesso a documentação pessoal, restaurante popular e outros; acesso a benefícios socioassistenciais – passagens intermunicipais e interestaduais para retornos familiares, vales transportes para encaminhamentos propostos, benefícios de transferência de renda municipal e federal, cupom alimentação e benefícios de prestação continuada.
Guarda Municipal – A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, presta suporte às equipes de Assistência Social e Saúde que trabalham na abordagem da população em situação de rua durante as atividades da Ação Integrada. O objetivo é garantir a segurança dos profissionais no exercício de suas funções.
Além disso, durante a realização dos serviços os agentes da GM verificam se há criminosos e pessoas com mandado de prisão, bem como traficantes, por exemplo, circulando entre essas pessoas. É feita uma verificação dos abordados no sistema para identificar se há alguma pessoa foragida, o que já ocorreu em diferentes ocasiões no decorrer dessas abordagens.
Em janeiro de 2025, essas ações foram feitas dentro da Operação Choque de Ordem, uma iniciativa ampla realizada por 30 dias no decorrer do último mês, com fiscalização de 68 locais, incluindo praças, bosques e locais abandonados
Nesse período, 550 pessoas foram abordadas, resultando em 38 prisões, sendo 30 por tráfico de drogas, com tornozeleira eletrônica rompida. E oito mandados de prisão foram cumpridos junto a foragidos detidos por crimes como homicídio e furto. Foram 17 kg de entorpecentes retirados das ruas. (Fonte: Prefeitura/NCom)