A Prefeitura de Londrina irá abrir a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda neste sábado (08) para fornecer suporte aos interessados no benefício de isenção do IPTU 2020, atualização de boletos vencidos, emissão de 2. Via do carnê de IPTU 2020 e parcelamento de débitos. O contribuinte poderá também resolver as demandas referentes a ITBI, alvarás e os demais atendimentos prestados durante a semana pela praça de atendimento da Prefeitura de Londrina. O local funcionará das 9 às 14 horas e a Praça está localizada no piso térreo da PML, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
Na oportunidade, em casos de pedidos de isenção, deverão ser apresentados todos os documentos obrigatórios, em vias originais, e os atendentes vão escanear e anexar no Sistema Eletrônico de Informações (Sistema SEI). A documentação requisitada, de cada categoria válida para a isenção do IPTU, está disponível na Carta de Serviços do Portal da Prefeitura . Também é possível realizar a solicitação da isenção online, através do próprio Sistema SEI. O manual para o uso da plataforma pode ser acessado clicando aqui .
São isentas do pagamento do IPTU pessoas físicas ou jurídicas que se enquadram nas especificações catalogadas na Lei Municipal n° 8.673/2001. A dedução dos valores poderá ser parcial ou total, dependendo de cada caso.
O secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, alerta para o segundo vencimento do IPTU que ocorrerá no dia 14/02 enfatizando que a Lei nº12.627/2017 estabelece descontos para pagamento à vista com o desconto inicial de 10% com aumentos progressivos de 1% ao ano até atingir o limite de 15%.
Orienta os contribuintes que ainda não receberam o carnê do IPTU 2020 a acessar o site https://www.londrina.pr.gov.br/iptu/iptu-2020 para emissão da segunda via. Aqueles que tiverem dificuldades para emissão pela internet , comparecer à praça de atendimento para retirada da segunda via para não perder o prazo para pagamento. Sugere ainda, os casos em que haja débitos pendentes para que compareçam para negociação para evitar inscrições em dívida ativa com riscos de ser protestado ou até mesmo sofrer uma execução fiscal.
Ainda, de acordo com o secretário, esse plantão está sendo agendado, principalmente, para atender aos munícipes com dificuldade de comparecimento durante a semana e que necessitam de providências antes do segundo vencimento do IPTU 2020 (14/02). (Fonte: Prefeitura/Ncom)