Rádio: Jovem Pop e Jovem Pan News lideram em música e jornalismo em Londrina

Audiência cresceu em novembro acima das concorrentes diretas em todas as faixas comerciais

As rádios Jovem Pan Pop (102,1 FM) e Jovem Pan News (104,5 FM) de Londrina avançaram em novembro em audiência e alcance, consolidando a liderança de nicho entre as 19 principais emissoras da cidade. As duas emissoras se destacaram em relação a suas concorrentes diretas, segundo dados do Instituto Multicultural, comparados à pesquisa de julho. A Jovem Pan Pop registrou audiência média de 3,10 pontos por hora, um avanço de 4% em relação à pesquisa anterior, alcançando mais de 247 mil ouvintes, quase o dobro da concorrente direta, Mix FM, que somou 1,41 ponto. Já a Jovem Pan News cresceu 12%, atingindo audiência média de 1,69 ponto por hora e alcance de cerca de 111 mil ouvintes, mais que o dobro da CBN 100,9 FM, concorrente direto, liderando o segmento jornalístico em Londrina.

A Jovem Pan Pop, especializada em música e entretenimento, mantém a liderança no segmento pop e rock, destacando-se entre o público das classes A e B, segmentos valorizados pelo mercado publicitário. A Jovem Pan News, dedicada a notícias e opinião, reforça sua liderança entre as concorrentes diretas especializadas em jornalismo, apresentando programas de grande apelo como “Linha de Frente”, com crescimento de 55%, e “Bate Pronto”, que cresceu 17%, figuram entre os mais ouvidos, com forte presença em plataformas digitais e streaming.

Outras variações expressivas na audiência em novembro na Pan Londrina foram demonstradas pelos programas Três em Um (40%), Ric Notícias Opinião (30%) e Pingos nos Is (15%).

Crescimento nas faixas comerciais

Destaque também para o comportamento das faixas comerciais comerciais (7h às 19h), em que a Jovem Pan News aparece entre as cinco primeiras colocadas, mantendo a preferência do público no segmento jornalístico e entre os ouvintes engajados ao longo do dia.

Com destaque em faixas comerciais também entre 7h e 19h, a Jovem Pan Pop mantém alta posição nos rankings diários. Entre 12 e 18h, a rádio mobiliza 74,3 mil ouvintes por hora, num crescimento de 4% sobre julho, com picos de 83,7 mil no fim da tarde, demonstrando forte conexão com o público jovem e adulto da cidade. Os programas Jurassic Pan 2ª edição e Conexão Jovem Pan cresceram 17% em relação à pesquisa anterior.

“Esses resultados destacam a Jovem Pan Pop e a Jovem Pan News como referências absolutas em seus segmentos, confirmando o investimento em programação de qualidade, conteúdo exclusivo e conexão com o público local como caminhos seguros para o crescimento e a liderança de mercado”, diz Rodrigo Taborda, diretor executivo do Grupo Ric em Londrina.

Além dos números expressivos de audiência e alcance, as duas rádios ampliaram sua influência nas classes sociais com maior poder de compra, fortalecendo o posicionamento estratégico e multiplataforma do Grupo Ric em Londrina, com conteúdos de marca que dialogam diretamente com públicos distintos e específicos.

“A conquista de maior público nas classes AB, segmento estratégico para anunciantes, comprova o poder da marca Jovem Pan em Londrina. A qualidade da programação e a diversificação de conteúdos tornam essas rádios polos essenciais de audição na cidade”, observa Marcelo Requena, diretor de Relações com o Mercado, do Grupo Ric.

Sobre o Grupo Ric – Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.

Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – Ric RECORD Curitiba, Ric RECORD Maringá, Ric RECORD Londrina e Ric RECORD Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.

Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric. A Ric Creators é a unidade de negócios do Grupo Ric dedicada ao marketing de influência.