Já está tudo pronto para o Dia da Padroeira, que será celebrado em 12 de outubro, feriado nacional, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina. Serão sete missas, uma bênção das crianças, procissão e coroação da imagem da padroeira. A tradicional programação recebe anualmente mais de 40 mil pessoas ao longo do dia entre todas as atividades. A partir das 4h já começa a fila de fieis para participarem da primeira missa às 5h, além de diversos romeiros e peregrinos que chegam ao longo do dia, seja de ônibus ou a pé.
“Este Santuário dedicado à Mãe Padroeira está cada vez mais recebendo romeiros e peregrinos de todo o Paraná, do interior de São Paulo e de outros estados brasileiros, que vêm a Londrina e aproveitam para participar de nossas atividades. O público já pede que a gente realize mais missas e celebrações para atender ao grande número de pessoas”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Estão programadas missas 5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h e 17h. Às 12h haverá a consagração das crianças, já que no dia 12 de outubro também é celebrado o Dia das Crianças. Após a missa das 17h haverá a tradicional procissão pelas ruas da Vila Nova, seguida da sempre emocionante coroação de Nossa Senhora, que inicia tão logo a procissão chega ao Santuário, entre 19h30 e 20h.
Durante a Festa da Padroeira, funciona a praça de alimentação o tempo todo, com diversas opções de salgados e outras comidas, além de água, suco e refrigerante. No bazar, também serão vendidos pipoca e sorvete, além dos objetos religiosos de devoção. Ao longo do dia, padres e diáconos abençoarão os objetos dos peregrinos, no estande da Secretaria Estadual de Turismo (SETU). Também estará aberta a Sala de Promessas para quem quiser deixar algum objeto que represente uma cura ou graça, além do velário, onde as pessoas poderão comprar velas e acendê-las em intercessão.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.