Sistema de iluminação para ILS no Aeroporto de Londrina é aprovado

O Aeroporto Governador José Richa obteve mais um importante avanço no processo de instalação do ILS, marcado para dezembro deste ano. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu parecer técnico favorável ao Sistema de Luzes de Aproximação (ALS), equipamento que foi recentemente instalado na cabeceira 31 da pista do aeroporto e considerado instrumento fundamental para futuras operações de precisão com o ILS.

Na nota técnica nº 415/2025, a agência concluiu que o ALS atende aos requisitos do RBAC (controle de acesso baseado na função, em inglês) 154 dentro do escopo analisado.

Estrutura do ALS (iluminação específica para pistas) instalada. Foto: Motiva / divulgação

O ALS possui 600 metros de extensão, comprimento considerado adequado pela Gerência de Certificação de Operações (GCOP), que indicou que uma ampliação para até 750 metros poderá ser formalizada futuramente por meio de um Compromisso de Ações Corretivas (CAC).

O atual limite de 600 metros foi imposto pela área de proteção do antigo VOR LON (Londrina), que é o sistema de navegação aérea padrão e deverá ser desinstalado no Aeroporto de Londrina após a ativação do ALS. A análise da ANAC também aceitou a operação do ALS sem luzes de flash, considerando as características do sítio aeroportuário londrinense.

Com o parecer validado, o Sistema de Luzes de Aproximação está aprovado para emissão da Declaração de Conformidade Prévia de Instalação e agora aguarda a inspeção em voo do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), etapa necessária antes da homologação operacional do instrumento.

foto: Emerson Dias/NCom

O GEIV é um órgão do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), vinculado ao Ministério da Defesa, que afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do País.

A intenção da Prefeitura é inaugurar a instalação do ILS no dia 10 de dezembro, data do aniversário de Londrina, que completará 91 anos, como um presente para a cidade. Reivindicação de décadas do setor produtivo local, o sistema de pouso por instrumentos permite a operação de voos mesmo em condições adversas de visibilidade.

Fonte: Prefeitura/NCom