Sob gestão da Motiva, Aeroporto de Londrina ingressa em nova era

Instalações ampliadas e modernizadas unem-se à inovação do sistema de pouso por instrumentos, permitindo voos mesmo com clima adverso

“Motor” de desenvolvimento socioeconômico, o Aeroporto de Londrina ingressa em uma nova era, com capacidade para atender as demandas da região e cumprir sua função de ser ponto de conexão de pessoas e de impulso aos negócios nos segmentos de comércio, indústria, agropecuária, turismo, educação, logística.

O sonho de décadas da população norte-paranaense foi concretizado com a instalação do Sistema de Pouso por Instrumentos (o chamado ILS – Instrument Landing System) no Aeroporto Governador José Richa. Esta é a solução definitiva para o transtorno de cancelamentos de voos por conta de condições climáticas adversas, uma rotina que se repetiu por muito tempo e que causava grandes prejuízos aos passageiros. Esta realidade agora fica no passado.

Eixo de desenvolvimento

Sob administração da Motiva desde 2022, o terminal passou a oferecer melhorias importantes aos passageiros da região, entre as quais destacam-se as adequações para a instalação do ILS. Com um investimento de mais de R$ 200 milhões em obras de modernização e infraestrutura, o Aeroporto de Londrina elevou no início de 2025 o seu padrão de atendimento, passando a contar com instalações confortáveis e adequadas para receber um fluxo de três milhões de passageiros por ano.  A área física do terminal subiu 40%, de 8,5 mil m² para 11,5 mil m², com nova sala de embarque, mais opções comerciais, espaço VIP e duas pontes (“fingers”) de conexão direta aos aviões.

O pátio de aeronaves tem capacidade, desde então, para acomodar até seis jatos simultaneamente, com ampliação também do estacionamento dedicado à aviação particular. A pista de pousos e decolagens foi estendida em 150 metros, garantindo mais eficiência nas operações de voo.

Foram viabilizadas nova área de escape, realocação dos sistemas de navegação (PAPI) e a construção da estrutura necessária para a instalação do ILS – o sistema de navegação que usa sinais de rádio para fornecer orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. O terminal recebeu também o sistema de luzes denominado “ALS”, que auxilia visualmente os pilotos na aproximação final da pista.

Modal aéreo

Com estes avanços, o Aeroporto de Londrina está estruturado para atender a demanda do maior município do norte do Paraná e um dos maiores do Sul do País, aprimorando significativamente o modal aéreo e potencializando a vocação de Londrina como eixo de desenvolvimento regional.

Localizado apenas a alguns quilômetros do centro da cidade e próximo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), considerada uma das mais importantes do Brasil, o Aeroporto de Londrina opera atualmente quatro rotas diretas: São Paulo/Congonhas (operação da companhia Gol), São Paulo/Guarulhos (operado pela Latam) e Curitiba e Campinas (com operação da companhia Azul).

Sistema ILS para pousos e decolagens no Aeroporto de Londrina
  • CONTEÚDO DE MARCA