A construção do Terminal Metropolitano de Londrina deu mais um passo importante. Após uma disputa acirrada, foi encerrada na tarde de quarta-feira (26) a licitação que vai escolher a responsável pela elaboração dos projetos e execução da obra. Pelo edital, o critério de julgamento foi o maior desconto sobre o preço estimado e o prazo de execução do contrato é de 22 meses, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Participaram do certame 14 empresas, e a Engedelp Construções e Incorporações apresentou a melhor proposta. O valor final ofertado foi de R$ 36,85 milhões, frente aos R$ 43,36 milhões previstos no edital, um desconto de 15% em relação ao orçamento inicial.

Com isso, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) inicia a fase de análise da documentação da proponente. Na sequência, o contrato será assinado e a empresa deve iniciar a elaboração dos projetos e, em seguida, as obras.
Sonho antigo – A construção do novo terminal é um sonho antigo de milhares de trabalhadores que precisam se deslocar diariamente dentro da região metropolitana. Ele vai atender as linhas que operam para Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.
“Essa obra foi cuidadosamente planejada e certamente proporcionará muito conforto aos usuários. É uma conquista extraordinária, o centro de Londrina vai receber um terminal moderno e que oferece dignidade. O governador Ratinho Junior afirmou que tiraria esta obra do papel e mostra, mais uma vez, sua sensibilidade com o norte do Estado”, destacou o prefeito Tiago Amaral.

Passarela elevada – Localizado na Avenida Leste-Oeste, o novo espaço será interligado ao Terminal Urbano Central por uma passarela elevada. Além das áreas de embarque, setores administrativos e operacionais, o projeto prevê bicicletário, lojas, lanchonetes, espaços de convivência, áreas esportivas, playground e uma área de exposições.
Com área total de mais de 12 mil metros quadrados e 9,3 mil metros quadrados de área construída, o terminal terá três plataformas, com cinco baias de ônibus em cada uma, além de vagas adicionais para veículos de apoio. A estrutura do novo espaço segue padrões modernos de acessibilidade e comunicação visual. O Terminal Metropolitano de Londrina também terá um sistema de geração de energia limpa, com painéis fotovoltaicos na cobertura das plataformas.
“Este terminal marca uma nova etapa para a mobilidade metropolitana de Londrina. Estamos trabalhando para entregar uma estrutura à altura do crescimento da região, que traga mais conforto, segurança e integração para quem depende do transporte público todos os dias”, ressaltou o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.