‘Trincheira do futuro’: trecho de Leste-Oeste é liberado ao tráfego

Foi liberado o tráfego de veículos em um trecho da avenida Leste-Oeste, onde a Prefeitura de Londrina constroi uma trincheira no cruzamento com avenida Rio Branco. A área liberada para o tráfego compreende o intervalo da avenida situado entre as ruas Xapecó e Chuí. Com a liberação, o fluxo do trânsito na via sofrerá algumas alterações no sentido centro – bairro.

Até então, os condutores precisavam acessar a rua Xapecó e virar à esquerda na Rua Iguape para, então, chegar à Avenida Rio Branco. A partir de agora, com o desbloqueio de parte da pista, os motoristas deverão entrar na Rua Chuí – localizada duas quadras adiante da Xapecó – para só depois converter na Iguape até chegar na Rio Branco.

As obras para a construção da trincheira entre as duas avenidas, na zona norte de Londrina, foram iniciadas em janeiro de 2021 com estimativa de conclusão para dois anos, mas os trabalhos seguiram em ritmo lento, sem possibilidades de cumprimento do prazo. Por conta da demora, estabelecimentos comerciais no entorno das vias ficaram inacessíveis aos consumidores e fecharam as portas.

Nova previsão

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, citou que essa área desbloqueada, onde os trabalhos já estão finalizados, deve facilitar o trânsito na região e o acesso aos estabelecimentos comerciais. “O fluxo ali deve melhorar e, pelo nosso planejamento junto à empresa responsável pela obra, a expectativa é liberarmos o trânsito por cima do viaduto até o final de outubro. A marginal da Leste-Oeste, no sentido bairro-centro, está praticamente concluída; já do centro-bairro falta um pequeno trecho para chegar até a Rio Branco. Estamos otimistas que entre o final desse mês de setembro até outubro esses serviços serão concluídos, para que seja liberado o trânsito na parte de cima da trincheira”.

Com mais de 70% dentre todos os serviços finalizados, a construção do túnel no cruzamento da Leste-Oeste com a Rio Branco conta com investimentos na ordem de R$ 34.849.738,24, em valores já atualizados. Os recursos somam valores financiados junto ao governo federal, por intermédio do Programa Pró-Transporte, com contrapartida da Prefeitura de Londrina. Além do túnel, a intervenção abrange a implantação de um novo sistema de drenagem, recapeamento asfáltico das pistas, implantação de ciclovia, entre outras melhorias.

De acordo com Verçosa, a empresa responsável pela condução do projeto, TCE Engenharia, está atuando em várias frentes de serviço com vistas a concluir a obra integralmente dentro do prazo. “Há uma frente trabalhando no alargamento da Avenida Rio Branco chegando na Tiradentes, e creio que até o fim do mês conclui esse serviço. Com a última parte da laje do viaduto sendo concretada, a partir daí poderemos fazer o aterro no local e os trabalhos de finalização da rotatória que ficará sobre o viaduto. Outras equipes também estão nas cortinas, que são estruturas de contenção localizadas na parte de baixo do túnel”, elencou.

Com informações da Assessoria da CMTU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *