O ano letivo de 2024 terá início nesta segunda-feira (17) para mais de 12,6 mil estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Contando com 2,8 mil ingressantes por meio dos processos seletivos Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a comunidade universitária da UEL será acolhida pela administração com uma série de eventos e ações inseridas na Semana de Recepção (SER UEL) 2024. As boas-vindas oficiais da reitora, Marta Favaro, serão nesta segunda em dois horários, 11h30 e 19h, na praça do Restaurante Universitário (RU), no Campus Universitário.
As informações referentes às ações programadas pelos colegiados dos cursos já estão disponíveis e reunidas no portal SER UEL. Nos dois primeiros dias da Semana de Recepção, estão programadas atividades nos cursos de Graduação. No endereço eletrônico, os candidatos aprovados irão encontrar as orientações para a primeira e mais importante tarefa enquanto ingressantes: a confirmação das suas matrículas. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os ingressantes realizem a confirmação impreterivelmente até o dia 21 de junho, indicando que desejam se tornar alunos da UEL. Caso contrário, estarão desistindo das vagas. O procedimento deve ser realizado no Portal do Estudante de Graduação.
Para apoiar os estudantes, a Prograd vai disponibilizar um computador entre os dias 17 e 20 de junho, até às 20h, e no dia 21 de junho, até às 17h. A reitora da UEL, Marta Favaro, convida os ingressantes a conhecerem todos os serviços, espaços e possibilidades, ofertadas pela UEL por meio de centenas de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de laboratórios, bibliotecas e órgãos suplementares e de apoio.
Em uma mensagem preparada especialmente aos novos alunos e alunas, a reitora também os convida a vestirem a camisa da campanha “Antesdetudo#EuRespeito”, pautada pelos valores da urbanidade, respeito às diferenças e de combate ao racismo, homofobia e assédio sexual na Universidade.
No vídeo, Marta Favaro reforça que toda a comunidade universitária da UEL, dos estudantes aos servidores e professores, está amparada por espaços de recebimento de denúncias, como a Ouvidoria Geral, e de mediação e resolução de conflitos, como a Procuradoria Jurídica Universitária (PJU) e o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC), ligado ao Gabinete da Reitoria.
Também é função dos coordenadores e vice-coordenadores de colegiados atuarem no apoio aos estudantes, assim como chefes de departamentos e equipes das diretorias dos centros de estudos. O objetivo da administração é colocar a estrutura da UEL à disposição de todos, atuando também na orientação e prevenção dos episódios violentos em festas e eventos de recepção. Para isso, uma série de palestras foi realizada com alunos concluintes dos primeiros anos da graduação no segundo período letivo de 2023 e que serão os responsáveis por receber os ingressantes a partir desta semana.
Prêmio Boas Práticas
Em 2024, a UEL também vai promover mais uma edição do tradicional Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes, reflexo do reconhecimento por parte da Prograd das atividades e ações solidárias na Recepção aos Estudantes Ingressantes neste ano. Os estudantes e cursos receberão certificados de participação em cerimônia e terão suas ações publicadas no site da Semana de Recepção aos Ingressantes da Prograd. As inscrições para o prêmio começam no dia 17 e permanecem abertas até o dia 19 de julho.
Programação cultural
Em paralelo às ações de boas-vindas desenvolvidas pelos nove centros de estudos, os ingressantes serão recebidos com festa em um dos mais tradicionais espaços de convivência da UEL, o Restaurante Universitário (RU). No dia 19, está marcada uma apresentação da bateria da Liga das Atléticas, no pátio do RU, com a presença da reitora da Universidade.
A programação inclui, ainda, uma apresentação especial da primeira orquestra sinfônica do Paraná, a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), no dia 25 de junho, às 12h. Já no dia 26, às 12h e às 18h, a banda londrinense Terra Celta faz uma eletrizante apresentação, misturando folk, rock e música celta com letras bem humoradas em português.
A programação cultural ainda inclui a homenagem à ex-professora da UEL, idealizadora e realizadora do Festival Internacional de Londrina (Filo), Nitis Jacon, falecida em dezembro de 2023. Realizada entre os dias 20 e 23 de junho, a mostra de teatro “Cartas para Nitis” é uma promoção conjunta entre a Casa de Cultura – Divisão de Artes Cênicas e o curso de Artes Cênicas da UEL.
Neab
A coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), Marleide Rodrigues da Silva Perrude, convida os ingressantes a participarem das ações promovidas para a Semana de Recepção e que deverão se estender ao longo de todo o período letivo, previsto para encerrar no dia 11 de outubro.
“Organizamos junto com o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) uma agenda itinerante para divulgar as ações e teremos agendas permanentes. Então vamos divulgar e convidar os ingressantes a conhecerem o Neab, quais são as agendas, quais são as ações”, explica Marleide.
A agenda de atividades inclui visitas, rodas de conversas e a apresentação de trajetórias dos estudantes negros na Universidade Estadual de Londrina. Além destas ações, disponíveis no porta SER UEL, o Neab irá realizar uma atividade junto ao coletivo Cocine – Cinema Negro em Curtas, e a atividade “Neab Abraça Mulheres que Inspiram”.
Já a agenda permanente traz uma extensa programação de rodas de conversa com o tema “Pertencimentos Étnicos-raciais”, envolvendo o Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec) da UEL.
O Núcleo de Acessibilidade (NAC) da UEL também preparou uma programação especial para o atendimento dos estudantes ingressantes com deficiência. Desde esta segunda-feira (10), ingressantes pela reserva de vagas na condição “TEA” (Transtorno do Espectro Autista) estão sendo atendidos individualmente pelo NAC objetivando a elaboração do plano de ensino individualizado.
Conforme a coordenadora, Ingrid Ausec, a UEL recebe a partir da semana que vem 45 estudantes aprovados pela reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD). Neste sentido, o “Programa de Apoio ao Universitário: desenvolvendo competências sociais e acadêmicas” contará com atividades ao longo desta e da próxima semana, apresentando o trabalho que é realizado permanentemente.
Por meio da Comissão Universidade para Indígenas (Cuia), a UEL também promoverá o acolhimento dos ingressantes indígenas. A primeira atividade está prevista para a noite desta segunda-feira, às 19h30, na sala 483 do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa).
De acordo com o coordenador da Cuia, Wagner Roberto Amaral, os ingressantes serão apresentados ao Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, que tem o objetivo de ambientar o estudante no meio acadêmico. A iniciativa tem duração de um ano e é organizada em três campos – Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa -, utilizando metodologia da problematização e da reflexão para o desenvolvimento da criticidade, além de permear os conteúdos e conceitos de cada área.
A Universidade Estadual de Londrina foi a instituição responsável pela realização do último Vestibular dos Povos Indígenas, que resultou na classificação de 306 candidatos para assumirem vagas nas sete universidades estaduais do Paraná e na Universidade Federal do Paraná.
Oficinas
Para aumentar o engajamento dos ingressantes na campanha antesdetudo#EuRespeito, uma ação inédita irá reunir servidores da Prograd, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e o Departamento de Design Gráfico (Ceca). Isso porque a Semana de Recepção aos Ingressantes vai contar com o retorno da Oficina de Estamparia, que prevê estampar camisetas com a arte da campanha para os estudantes. (Fonte: UEL/O Perobal)