Trazer um pedaço da natureza para os ambientes essencialmente urbanos é uma proposta desafiadora, mas importante para o cotidiano atarefado e estressante de quem vive nas grandes cidades. Um exemplo dessa ação é o Catuaí Jardim, um espaço de 288 m² que abriga mais de 20 mil flores em plena praça central do Catuaí Londrina, com esculturas desses elementos que trazem cores e aromas únicos da natureza para o Shopping. A atração, inédita em Londrina, segue até o dia 5 de agosto.
Inserir flores e plantas em ambientes essencialmente urbanos não é tarefa fácil, mas a arquiteta Paula Laguna dá dicas preciosas de como harmonizar esses elementos, assim como foi feito na praça de eventos do Catuaí Londrina.
“Sempre buscamos estar mais perto da natureza para fugir do estresse do dia a dia. O uso da vegetação deixa os espaços mais acolhedores e aconchegantes, sem contar com o toque elegante que as plantas dão à decoração”, afirma Paula sobre o potencial do uso das flores e plantas na composição de um ambiente interno.
Os critérios de escolha das plantas e flores para cada ambiente são muito variáveis, explica a arquiteta. Em primeiro lugar, deve-se observar algumas características do espaço para escolher as espécies ideais. “O impacto do clima no ambiente é muito importante. Antes de mais nada, é preciso saber se é um ambiente ensolarado ou não, se é mais quente ou mais fresco, como será a conservação dessas plantas”, explica.
Quanto à harmonizaçãocom o que já se encontra inserido no cômodo, Paula simplifica. “As plantas devem seguir o estilo da decoração, por exemplo, decorações mais clássicas pedem vegetações floridas, enquanto as mais modernas requerem vegetações mais verdes e folhosas”.
A profissional também orienta sobre o que está sendo mais usado no segmento, que foge um pouco do tradicional e é perfeito para empreendimentos. “As paredes verdes estão muito em alta, são lindas e ótimas opções para ambientes internos e até mesmo comerciais”, sugere
O Catuaí Jardim é um evento de grande sucesso, instalado no início de julho na praça de eventos, conferindo um ar de primavera ao Shopping londrinense em pleno inverno. Além do passeio pelo bosque repleto de flores naturais, a atração recebeu ainda apresentações de balé pela companhia de dança Funcart no mês de julho e oficinas de plantas para crianças nas férias de inverno.
Serviço: As lojas do Catuaí Shopping Londrina estão abertas de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h. Praça de alimentação e lazer funcionam de segunda a domingo a partir das 10h.