A série de eventos de inauguração do novo Hospital Unimed foi oficializada na última quarta-feira, marcando a entrega de uma das mais importantes obras da Cooperativa. A solenidade, realizada à noite, na própria estrutura do hospital, na Av. dos Expedicionários, nº 750, contou com a presença de autoridades públicas, como o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, representantes de instituições privadas, além da diretoria, superintendentes, gerentes e colaboradores da Cooperativa, diretores do Sistema Unimed e parceiros envolvidos na concretização do projeto.
Em seu discurso, o diretor-presidente da Unimed Londrina, Celso Fernandes Junior, agradeceu a todos os envolvidos no processo de construção do hospital. “Quero fazer um agradecimento aos médicos cooperados, que acreditaram neste projeto e ajudaram a viabilizá-lo; aos nossos colaboradores, que dedicaram conhecimento, empenho e cuidado para que cada detalhe fosse planejado; e aos parceiros, fornecedores, autoridades públicas, entidades privadas e, principalmente, ao Sistema Unimed, que estiveram conosco ao longo de toda essa jornada”, destacou.
O presidente da Federação Unimed Paraná e vice-presidente da Unimed do Brasil, Paulo Roberto Fernandes Faria, ressaltou o caráter coletivo da obra e sua importância para o Sistema Unimed. “Esse hospital é um sonho regional coletivo, que reforça a intercooperação. É uma referência para todo o estado, que vem para fortalecer e ampliar o Sistema Unimed paranaense. A Unimed Londrina está investindo em infraestrutura assistencial, e todo o Paraná ganha com isso”, afirmou.
Representando o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou a sintonia do novo empreendimento da Cooperativa com os valores da cidade. “O que está escrito aqui no prédio, ‘cuidar é o que nos move’, reflete muito do que temos no município. Em nome do prefeito, quero parabenizar vocês, visionários empreendedores, que conseguiram transformar um sonho em realidade”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, representando o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou a relevância regional da obra. “A iniciativa é de londrinenses, mas essa obra é um presente para o Paraná. A oportunidade de um hospital como este em Londrina é, antes de tudo, um marco da cidade que nasceu há 91 anos. Esse prédio demonstra a determinação dos médicos da região”, afirmou.
Durante o evento, os convidados participaram de um tour guiado pelas instalações, conhecendo de perto os principais serviços que serão disponibilizados aos clientes.
Com investimento de mais de R$ 260 milhões, o hospital possui 29 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial para até 150 leitos. A estrutura conta com 12 modernas salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para hemodinâmica e outra para cirurgia robótica, além de equipamentos de última geração para ultrassonografia, raio-x, ressonância magnética e tomografia.
O hospital também oferecerá serviços completos de internação, maternidade, pediatria, UTIs adulto, pediátrica e cardiológica e cirurgias de média e alta complexidade.
A inauguração oficial marcou o início de uma série de celebrações programadas para os próximos dias, que permitirão que diferentes públicos da Cooperativa participem desse momento. O último evento está previsto para 4 de outubro, com uma corrida noturna realizada em torno do novo prédio da Unimed Londrina.
O início das atividades do hospital está previsto para o fim de outubro. Até lá, as equipes contratadas participam de treinamentos técnicos e especializados no prédio. Já a agenda das especialidades médicas e demais procedimentos será liberada de forma escalonada, conforme as adequações técnicas e estruturais necessárias para o atendimento aos clientes.