Usina Cultural tem seis atrações na programação deste final de semana


Espetáculos de teatro, fotografia, capoeira e cinema fazem parte do projeto Usina de Memórias, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura

Espetáculos teatrais, exposição fotográfica, capoeira, mesa-redonda e cinema. Essas são as atrações que vão movimentar a Usina Cultural, na cena londrinense, neste final de semana. As atividades começam na sexta-feira (dia 12) às 19h, com a exposição fotográfica “Instante Efêmero – Londrina é um Palco”, do fotógrafo Fábio Alcover.

A exposição “instante efêmero – Londrina é um palco” é composta por 39 imagens de espetáculos registrados pelo fotógrafo londrinense Fábio Alcover nos mais de 18 anos de atuação na cobertura de Artes, cultura e espetáculos na cidade de Londrina. O projeto circula pela cidade durante o segundo semestre de 2025 em duas versões: uma integral, que ocupa as Bibliotecas Públicas Central e das Zonas Sul e Norte, e uma versão reduzida, fragmentos, formada por excertos da exposição completa. É esta versão que está na Usina Cultural.

Também na sexta, às 20h, será realizada a Roda de Memórias da Usina Cultural, mesa-redonda, com pessoas que fizeram parte da criação e do desenvolvimento da Vila, a primeira de Londrina ao longo de sua trajetória. “Será um encontro para compartilhar experiências, lembrar histórias e destacar a importância da Usina Cultural para a construção da cena artística de Londrina”, afirma o presidente da Usina, Alex Lima.

Além do presidente Alex Lima, estarão na atração Jackeline Seglin, Edward Fao, Eddie Mansan e Fábio Olifa. Eles vivenciaram diferentes fases da Usina Cultural e ajudarão a reconstruir, pela memória, o impacto e a força desse território para a cultura londrinense. As inscrições de todas as atrações são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/usinacultural).

Sábado (13)

As atividades continuam no período da manhã do sábado, com a Vivência e Roda de Capoeira, com a capoeirista Dani Pinguim. A atividade começa às 10h, é voltada para crianças, jovens e adultos. O objetivo é celebrar a vivência, o aprendizado e a cultura brasileira. Está prevista uma roda aberta, num espaço de encontro e partilha. Dani Pinguim é capoeirista e idealizadora do projeto Muruca – Mulher, Resistência e União na Capoeira

À noite, às 20h, será apresentado o espetáculo “Deserto da Memória”, do Grupo Nós de Teatro, formado por José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla, que exercem as funções de atores, diretores e dramaturgos de seus espetáculos. Na sinopse da peça, “um velho se perde de seu menino; uma menina brinca entre as dunas, descobrindo objetos e suas histórias. Enquanto alguns buscam memórias escondidas, outros preferem que as coisas permaneçam no esquecimento.”

Domingo (14)

As atrações têm início, às 19h do domingo, com o CineClube Especial Memórias da Usina Cultural, com o Cine Cequinha. O encontro dedicado a revisitar e celebrar a trajetória da Vila Usina Cultural ao longo dos anos. Na sessão, será exibido um vídeo especialmente preparado para a ocasião, reunindo registros históricos, trechos de peças teatrais, apresentações musicais, projetos, festivais e momentos marcantes que construíram a identidade da Usina como um dos mais importantes espaços culturais da cidade.

A programação da Usina de Memórias termina com o espetáculo “Aséstral”, da Cia MoonLight, às 20h. “Aséstral” é um projeto de resgate e transmissão, uma investigação das variadas linhagens que compõem o grupo de participantes com um olhar distintamente afrodiaspórico. A peça traz de forma física os rastros deixados pelos ancestrais, usando o corpo em movimento para pintar o espaço. “Aséstral” mostra que a direção e a orientação sempre está por perto, basta prestar atenção e se sintonizar (ou não).

Essas atividades integram dois projetos realizados pela Usina: “Promic Vilas”, com recursos municipais, e “Pontes de Cultura – engrenagens do futuro”, com recursos do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). Ambos, a Usina tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.