Vai começar o Festival Kinoarte; confira a programação gratuita

De 25 de outubro a 10 de novembro, o evento conta com exibições de longas e curtas-metragens, debates, shows e oficinas de audiovisual  

O festival de cinema que marca a agenda cultural de Londrina há mais de 20 anos começa nesta sexta-feira, 25, e se estende até 10 de novembro. Com 17 dias de programação completamente gratuita, o Festival Kinoarte de Cinema terá sessões no Cine Villa Rica, na Concha Acústica de Londrina e no Zerão. Além dos filmes e do projeto social infantil Kinocidadão, há ainda a programação de oficinas, debates, atividades de mercado e festas.

O evento traz para a tela do cinema mais de 50 produções nacionais, estaduais e londrinenses. Serão exibidos longas documentais, ficções e competitivas de curtas-metragens nos primeiros dias, de 25 de outubro a 3 de novembro. Na segunda semana, o festival se concentra nas oficinas de audiovisual em parceria com a Armada Academy, locadora de equipamentos curitibana. Todos os cursos são presenciais, sempre no Cine Villa Rica.

PROGRAMAÇÃO ESTENDIDA, MUSICAL E ACESSÍVEL

Essa é uma das maiores edições do festival, com quase vinte dias de programação e atividades fora da sala de cinema. Na agenda, shows, exibição ao ar livre e festas também são convites para os cinéfilos.

Logo no primeiro fim de semana, a música marca forte presença no Festival. Na sessão de abertura, o clássico filme “Faça A Coisa Certa”, de Spike Lee, será exibido com trilha sonora ao vivo pela banda Mental Abstrato (SP), no Cine Villa Rica, a partir das 20h de sexta-feira (25).

No sábado (26), a Concha Acústica se transforma na sala de cinema. A partir das 17h, inicia-se com um pocket show do grupo de jazz Mental Abstrato (SP), logo depois, haverá o show “Estação Melodia: a Noite do Negro Gato”, e em seguida, a exibição do documentário “Luiz Melodia: No Coração do Brasil”. Os encontros pós-festival também são gratuitos e acontecem no Provisório bar, na rua Paranaguá, onde também estão confirmadas apresentações musicais para os dias 26 de outubro e 2 de novembro.

Em parceria com o Cine Cequinha, projeto de cinema itinerante, o festival realiza duas sessões ao ar livre, no dia 30 de outubro e no dia 06 de novembro, no Zerão, a partir das 19 horas. Serão exibidos curtas-metragens infantis selecionados e o longa “Amazônia Groove”, respectivamente.

Além disso, o cinema londrinense tem lugar especial na programação. Durante a semana, a competitiva londrinense de curtas tem exibição de filmes produzidos em Londrina sempre antes do longa-metragem da noite.

Para atender a todos os públicos durante as atividades, o evento conta com recursos de acessibilidade em grande parte da programação. As cerimônias de abertura e premiação terão intérprete de libras e todas as sessões de curtas-metragens apresentam legendagem descritiva.

Bruno Gehring, coordenador geral do evento, comenta que o festival está maior graças aos apoios públicos e privados. “Neste ano, temos bons apoios e isso vai refletir nessa programação tão grande e de atividades diferentes que sempre quisemos fazer, mas nunca tivemos essa condição. Também tivemos captação de recursos pela Lei Paulo Gustavo, o que funciona como um reforço na produção do evento”.

O Festival é uma realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Secretaria Estadual de Cultura do Paraná. É uma realização da Kinoarte – Instituto de Cinema de Londrina e uma produção da Leste, e tem apoio cultural da Casa de Cultura da UEL, Pajolla Mídia, RPC, Folha de Londrina, UEL FM, Viscardi, Espaço Cine Villa Rica, Viação Garcia, Refriko, Paraná Norte, W2 Comunicação Visual, Sabor&Ar, Lavi – Londrina Audiovisual e Fórum dos Festivais.

KINOCIDADÃO

O projeto social Kinocidadão oferece sessões de cinema gratuitas para crianças há mais de 10 anos. Em 2024, seis escolas municipais de Londrina e uma escola do distrito Lerroville estão inscritas, além de outros sete projetos sociais que também vão participar das sessões. O projeto atenderá uma média de 350 crianças diariamente nos dias 25, 28, 29, 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, sempre no Espaço Cine Villa Rica.

A sessão Kinocidadão também sai do cinema e oferece seis sessões acessíveis para instituições que realizam trabalhos com crianças e jovens em Londrina, sendo elas o Instituto Roberto Miranda – Escola de Cegos em Londrina, o ILES – Instituto de Educação de Surdos, Instituto Adama, Pastoral Nazaré, Associação Londrinense de Circo e os Centros de Socioeducação Cense I e II. Toda a programação infantil conta com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva, libras e audiodescrição.

AMBIENTE DE MERCADO

De 28 de outubro a 01 de novembro, produtores e realizadores do audiovisual de Londrina e do Brasil todo apresentarão suas produções e ideias de roteiros para produtoras e distribuidoras a nível nacional nas atividades de mercado.

Produtoras como a O2 Filmes, Embaúba Filmes, Vitrine Filmes, Cine Group e Olhar Filmes terão representantes presentes para negociar projetos de longas e médias-metragens, além de obras seriadas em rodas de pitching e rodadas de negócios.  

OFICINAS

Entre os dias 2 e 10 de novembro, serão realizadas oficinas de capacitação audiovisual, no Cine Villa Rica. Ainda há vagas para o workshop de Identidade Visual para Produções Audiovisuais, ministrado pelo designer e diretor de arte da Leste e Kinoarte, Felipe Augusto, que acontece no sábado, 2 de novembro. Os cursos de assistente de câmera, elétrica e maquinaria e captação de som para cinema, serão ministrados por professores da Armada Academy, produtora de Curitiba. Toda a programação de cursos é gratuita e você pode conferir datas e horários no site da Kinoarte.

SERVIÇO:

26° Festival Kinoarte de Cinema

Quando: de 25 de outubro a 10 de novembro

Local: Cine Villa Rica, Zerão e Concha Acústica de Londrina

Mais informações: Festival de Cinema Kinoarte | 2024

Valor: gratuito