Em março, com os primeiros lockdowns do mercado por conta do novo coronavírus, a companhia investiu R$ 18 milhões na recompra de cotas de clientes inadimplentes. Após mapearem clientes que já estavam com parcelas em atraso, a empresa fez proposta para distratar os acordos. A estratégia não só transmitiu confiança aos clientes e melhorou os indicadores econômicos da companhia como garantiu uma valorização do valor geral dos projetos, um movimento extremamente inovador e agressivo.
Ainda durante a crise, a cúpula da empresa mudou drasticamente o conceito do mercado de multipropriedade e a VCI lançou a startup 2Share, uma plataforma com modelo inédito de vendas online e franquias para empreendedores imobiliários, projeto que já vinha desenvolvendo há um ano e meio com a consultoria Cherto. Após o lançamento da startup percebeu-se um salto de 90% nas vendas online da bandeira Hard Rock no Brasil. Já em agosto deste ano, em plena pandemia, as vendas das frações tinham ultrapassado os números de 2019. Com isso, a fração de duas semanas mais barata em Fortaleza que tinha preço inicial de R$ 43 mil hoje é vendida a R$ 77 mil, uma valorização superior a 44% em um curto período de tempo.
A expansão do modelo funciona com 2 tipos de franquia. A primeira é uma microfranquia online para corretores individuais, o que ajudou também a gerar renda para microempreendedores durante a pandemia. Já o segundo modelo projeta uma loja física, com atendimento presencial tanto em pontos de rua como em shoppings. O investimento inicial é de R$ 20 mil e o retorno estimado de nove meses. Como resultado a 2Share, que tem 87,5% de seu capital pertencente à VCI SA, é hoje a empresa líder em vendas online no mercado com mais de 160 milhões de reais vendidos nos piores meses da história do turismo, superando inclusive imobiliárias consagradas e empresas unicórnio especializadas.
Em novembro, os projetos Hard Rock Hotel de Fortaleza e Ilha do Sol alcançaram mais de R$ 760 milhões em vendas e este sucesso permitiu que a VCI quitasse integralmente suas debêntures antes do período de carência, com 22 meses de antecedência – o que é inédito na B3, retirando todos seus papéis de circulação. Neste momento a empresa foi avaliada em mais de R$2 bilhões.
Premiações
Este ano a VCI venceu 6 dos 9 prêmios da oitava edição do Top Seller Event, realizado esta semana pela RCI Brasil, empresa líder mundial em intercâmbio de férias. Também recebeu, ainda da RCI Brasil, a Placa de Reconhecimento Top Producer, pelo número de vendas reportado em 2019 e 2020 nos projetos Residence Club at Hard Rock Fortaleza e Ilha do Sol. Também venceu o Prêmio Empresarial Bizz Awards, que avalia empreendimentos de mais de 130 países. Atualmente a empresa está no Top 100 (foi a 3ª colocada em 2020) da prestigiada entidade de pesquisa empresarial de mercado britânica “Excellence in Quality and Management”, anunciado em outubro em parceria com a Oxford University, e entre as TOP 3 na categoria inovação pela no GRI Awards 2019, um dos mais importantes prêmios do ramo imobiliário.
Em obras
A VCI desenvolve atualmente seis projetos com a marca Hard Rock Hotel no Brasil: Fortaleza na praia de Lagoinha (CE) e Ilha do Sol (PR), ambas operações já em obras avançadas e com comercialização acima do esperado, e mais São Paulo em implantação, e Foz do Iguaçu, Natal e Recife, em desenvolvimento. Em 2020 a VCI contratou a construtora paulista Bueno Netto – a nona maior construtora do Brasil – para acelerar a execução das obras do Hard Rock Hotel Fortaleza, em um contrato de R$ 85 milhões, já em fase de finalização, e que será o primeiro hotel da rede entregue no Brasil.
No Paraná, a VCI promoveu uma reviravolta no turismo local ao lançar o Hard Rock Hotel Ilha do Sol, na região das grandes represas ao norte de Londrina, o primeiro em todo mundo localizado em uma ilha de água doce. A empresa assumiu as obras de um resort regional para transformá-lo em um desejado destino turístico internacional. O empreendimento tem mais de R$ 200 milhões comercializados e VGV projetado de R$ 550 milhões. Também no Paraná, a empresa prepara-se para lançar o Hard Rock Hotel Foz do Iguaçu, com previsão de 550 unidades, na região das Cataratas do Iguaçu.
Segredo
O sucesso da VCI reflete o poder de uma boa estratégia de posicionamento no mercado. Enquanto as empresas do segmento continuam lutando entre elas por um espaço maior entre os consumidores de classe C e D acreditando que este modelo de negócio é derivado dos antigos timeshares, a VCI enxergou na multipropriedade uma forma inovadora, dinâmica e sustentável de oferecer experiências de férias realmente diferenciadas aos consumidores das classes A e AB. Ao buscar as localizações mais privilegiadas do país e trazer marcas globais com características exclusivas e customizadas, a VCI conseguiu criar uma oportunidade única ao consumidor de alto padrão e qualidade, que busca segurança e valorização de seu investimento. Se antes sair de férias com a família para destinos internacionais famosos poderia custar uma pequena fortuna por poucos dias de passeio, agora é possível viver esta mesma experiência transformando suas despesas em patrimônio, e garantindo continuidade, flexibilidade e qualidade permanentes.
Desta forma, com a visão estratégica focada em inovação, a VCI transformou um ano desafiador em oportunidade para crescer. Enquanto grandes empresas do mesmo segmento passaram por dificuldades e ignoraram seus clientes em 2020, a VCI conquistou a liderança no mercado premium no sistema de multipropriedade com um crescimento acima de 50% em relação a 2019. Como resultado, a VCI está se transformando em sinônimo de lifestyle de qualidade em casas de férias de alto padrão. O ano de 2021 promete, e os clientes agradecem.