Tem sido uma história de sinergia, expansão e sucesso. No dia 21 de fevereiro, a união da Viação Garcia e Brasil Sul completa dez anos. Desde então, as empresas implementaram um ambicioso projeto de renovação da frota, reconfigurando a companhia com veículos de novíssima geração e dotados da mais avançada tecnologia do segmento.
Trata-se de uma história curiosa, já que a Brasil Sul, com então dez anos, adquiriu a histórica Viação Garcia, à época com 80 anos, juntamente com as suas coligadas Princesa do Ivaí e Viação Ouro Branco. Nascia então o Grupo Viação Garcia/Brasil Sul. No ano passado, mais uma marca rica em história foi adquirida e uniu-se à empresa: a Santo Anjo, que completa 77 anos também neste mês.
“A nossa estratégia tem sido reforçar as operações em áreas onde já atuamos, aproveitando a sinergia entre nossas empresas”, diz o vice-presidente Estefano Boiko Junior. Hoje, a Viação Garcia/Brasil Sul reúne cinco empresas e atua em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Transporta em média 23 milhões de passageiros ao ano e conta com aproximadamente 2.400 funcionários em seu quadro de pessoal.
Em 2023, o Grupo fez a maior compra de ônibus de sua história com a aquisição de 148 veículos com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. Os novos veículos, sob o conceito Euro 6, atendem as normas do setor para a redução de emissão de poluentes dentro do que preconiza a agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
Foco em expansão e excelência
Os números do período pós-fusão são robustos. Nesta primeira década, o Grupo renovou a sua frota com mais de 800 ônibus. “Esses investimentos se aproximam da casa de um bilhão de reais”, calcula o presidente José Boiko. Os ônibus oferecem comodidades como, por exemplo, no serviço cabine cama, poltronas de couro com massageadores que se transformam em verdadeiras camas com 180º de reclinação, kit conforto com travesseiros e mantas com o padrão da rede de hotéis Bourbon, plataforma de entretenimento on demand, wi-fi, água mineral, sucos, refrigerantes e petiscos a bordo. Dispõe de salas vip e “Espaço Mulher” (para as passageiras viajarem ao lado de outra mulher).
Os serviços também incorporam tecnologia de ponta, com grande leque de canais para a compra de passagens, recebimento de moedas digitais como meio de pagamento e parcerias como a firmada com o programa de recompensas Livelo, que permitem ao cliente adquirir passagens utilizando pontos acumulados na rede e ainda converter o valor investido para compras futuras.
Inovação tem sido a principal característica do Grupo, pioneiro em seu segmento na criação de uma loja no Metaverso em 2022, oferecendo uma experiência imersiva ao cliente. Outra iniciativa foi a adoção, em 2023, do avançado sistema de software Protheus, da TOTVs, um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados da organização. A tecnologia auxilia na gestão dos processos internos e integra setores como vendas, finanças, estoques, controladoria e áreas administrativas.
Em janeiro de 2024, outro grande passo tecnológico: a empresa apresentou ao mercado o seu primeiro ônibus rodoviário elétrico. O Viaggio 1050, operado pela Brasil Sul, é um ônibus executivo com 42 lugares, chassi BYD Elétrico. E para marcar em grande estilo este ano repleto de motivos para comemoração, o Grupo Viação Garcia/Brasil Sul vai ganhar casa nova. A sede está em obras na zona leste de Londrina em um terreno de 100 mil m² e 30 mil m² de área construída. O valor investido supera R$ 60 milhões.
Santo Anjo, 77 anos
Em novembro do ano passado, a Viação Garcia/Brasil Sul incorporou a empresa Santo Anjo, com forte atuação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No próximo dia 24 de fevereiro, a Santo Anjo completa 77 anos já totalmente integrada à organização. “Reforçamos de modo expressivo a nossa atuação nos dois Estados do Sul do País com a chegada da Santo Anjo ao Grupo”, diz o vice-presidente Estefano Boiko Jr.
A empresa tem história para contar. Foi a primeira do setor no Brasil a obter certificação oficial instituída pelo Regulamento dos Serviços Rodoviários Interestaduais e Internacionais de Transporte Coletivo de Passageiros, do Ministério dos Transportes, em 1971. Seu nome foi uma homenagem à localidade onde surgiu: o bairro Santo Anjo da Guarda, em Tubarão, Santa Catarina. O local abriga famosas águas termais: as “Termas da Guarda”.
A Santo Anjo foi fundada em 24 de fevereiro de 1947 por Herbert Falk, que percebeu a demanda por transporte de moradores do Rio Grande do Sul que visitavam Tubarão e se hospedavam em seu hotel. Em 1951, o fundador transferiu a empresa para os irmãos Damiani, que investiram em frota e adquiriram novas concessões. Em 2023, a empresa passou ao comando do Grupo Viação Garcia/Brasil Sul.