O WathsApp, aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil, vai deixar de funcionar em parte dos telefones celulares a partir de fevereiro. Em alguns, isso vai acontecer já em 1º de janeiro. O motivo: o aplicativo vai perder a compatibilidade com sistemas operacionais “mais antigos”.
A partir do dia 1º de fevereiro de 2020, o aplicativo não vai funcionar em celulares com os seguintes sistemas operacionais: Android 2.3.7 e versões anteriores, e, no caso de iPhones, iOS 8 e anteriores . O Android 2.3 Gingerbread foi lançado em 2010, enquanto a oitava versão do iOS chegou bem mais tarde, em 2014.
A medida inclui, entre outros, modelos que usam sistemas Android desatualizados, como o Samsung Galaxy S3, o Galaxy Nexus do Google ou o Sony Xperia S. No caso do iPhone, serão afetados o iPhone 3G, 3GS ou iPhone 4. O mesmo vale para o Nokia S40, Windows Phone com sistema operacional 8.0 e Blackberry 10.
Além disso, usuários de todos os celulares com o sistema do Windows Phone não vão poder mais usar o aplicativo depois do dia 31 de dezembro.
A empresa alerta ainda que “alguns recursos” nos aparelhos antigos podem parar de funcionar “a qualquer momento”.
Existem alternativas ao WhatsApp, como o Telegram, que deverão crescer a partir do próximo ano.
(Foto: Arquivo)