A professora e pesquisadora transforma dor do conflito em 180 poemas que serão lançados nesta sexta-feira em Londrina
A invasão de Kiev pelas tropas russas em fevereiro de 2022 tocou profundamente a professora, pesquisadora e artista plástica Yoshiya Nakagawara Ferreira. Acompanhando as cenas pela imprensa, ela reviveu memórias de outra devastação de guerra: Hiroshima, terra de seus antepassados, que conheceu em viagem ao Japão.
“Quando vi a invasão pela imprensa, uma tristeza muito grande me invadiu”, relembra a autora. A dor encontrou vazão na escrita. Durante seis meses, Yoshiya preencheu papeis soltos com versos escritos à mão, em um processo intenso de criação. Com a ajuda de três estagiárias, que digitaram todo o material, nasceram 180 poemas.
O resultado desse trabalho, intitulado “Ucrânia – Girassóis nas Estepes”, será lançado pela Editora CRV nesta sexta-feira, 5 de dezembro, às 19h, na Livraria da Vila do Aurora Shopping. A autora estará presente para autógrafos e conversa com leitores.
“Toda a produção resultou em 500 manuscritos transformados em poemas referentes à Ucrânia, e mais 196 poemas, escritos simultaneamente que resultaram no livro Tempo- Invisível Condição Humana, ainda sem data para o lançamento”, revela.
Entre a arte visual e a palavra
Filha dos premiados poetas tankaístas Minoru e Massako Nakagawara, Yoshiya cresceu imersa na poesia, familiarizada com a delicadeza do tanka e do haicai. Sua trajetória, no entanto, consolidou-se inicialmente nas artes visuais — como pintora, escultora e aquarelista — e no campo acadêmico como geógrafa, onde se dedicou às relações humano-ambientais, publicando pesquisas e artigos científicos.
Agora, amplia sua expressão artística ao dar voz aos seus poemas. Em “Ucrânia – Girassóis nas Estepes”, transforma a dor da guerra em versos que buscam tocar o indizível. “Tentar transmitir a tragédia que se abateu na Ucrânia é como transliterar sons, imagens dantescas e sentimentos em pérolas negras”, afirma.
Homenagem aos jornalistas
A autora conta que ficou admirada com a cobertura da imprensa. “Dediquei este livro aos jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e todos os profissionais da imprensa como uma homenagem pelo trabalho ético e correto na cobertura dessa guerra. Que a paz, tão sonhada pelos ucranianos se concretize com a mesma certeza e rapidez como o novo dia que se anuncia.”
Serviço:
Lançamento: “Ucrânia – Girassóis nas Estepes”
Data: 5 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria da Vila – Aurora Shopping, Londrina
A morte não é eterna
Vida e morte
hoje estão juntas
de mãos dadas
da água ao fogo
Alma humana, aos desejos
oscila sempre
a vida é agora
mas a morte não é eterna