A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está realizando o curso para produção de sapatos de lã em crochê, por meio do projeto Artesanato Solidário, em que os itens produzidos são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade. A primeira etapa do curso ocorreu na terça-feira (3), no Centro de Oficinas para Mulheres, no Jardim Guanabara. A ação tem mais duas etapas marcadas para as próximas terças-feiras, nos dias 10 e 17, das 14h às 17h.
Criado em 2021, o projeto realizou sua primeira edição de 2025, sendo esta a 10ª edição dentro da campanha. Ao todo, o Artesanato Solidário já contabiliza 616 doações realizadas. Nesta etapa, a meta é confeccionar, no mínimo, 60 pares. Os sapatinhos de lã em crochê feitos pelas alunas serão destinados ao Lar das Vovozinhas, Lar Maria Tereza Vieira e Asilo São Vicente de Paulo.
A psicóloga da SMPM, Lisnéia Rampazzo, destacou o objetivo da ação. “O projeto Artesanato Solidário busca ensinar uma técnica artesanal e também fazer diferença na vida de outras mulheres. Então, a aluna, além do aprendizado, também expressa um ato de amor. Na aprendizagem, ela vai confeccionar um modelo que fica com ela e o outro ela faz a doação”, explicou.
De acordo com a instrutora do curso, Tânia Cordeiro, a atividade é uma oportunidade de geração de renda para as alunas. “Eu tive alunas na Secretaria da Mulher, e em outros cursos que ministrei, que não sabiam nem pegar em uma agulha de crochê, mas que hoje fazem disso uma fonte de renda. Isso nos gratifica. É muito bom ensinar, trocar experiências e receitas. Além disso, nós temos sempre o que aprender com elas também”, destacou.
Cordeiro avaliou de forma positiva o primeiro dia do curso. “O evento foi muito bom. Nós tivemos duas pessoas que não tinham nenhuma experiência com crochê e, mesmo assim, conseguiram ter um avanço. Quem já tem conhecimentos básicos na área acaba obtendo um pouco mais de facilidade. Mas, como tudo na vida, com persistência elas conseguem”, disse.
O Artesanato Solidário oferece todo o material necessário para que as alunas possam confeccionar e participar do projeto. As interessadas em participar podem entrar em contato com o Centro de Oficinas para Mulheres (COM) pelo telefone (43) 9 9945-0056.