Início Cidade e Região Biblioteca Móvel Ambiental retoma as atividades

Biblioteca Móvel Ambiental retoma as atividades

558
0
COMPARTILHAR

As escolas e organizações londrinenses que desejem receber uma visita do ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), podem fazer a solicitação de agendamento por meio do formulário disponível on-line (clique aqui). Mantida pela Gerência de Educação Ambiental, a unidade móvel é equipada com livros, DVDs, gibis, revistas e panfletos com conteúdo ligado ao meio ambiente, e voltado principalmente para crianças entre 6 e 12 anos.

O projeto atende a cidade de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em eventos privados e nas instituições de ensino. Também é possível realizar o agendamento para sábados e domingos, somente para ocasiões especiais.

Foto: Sema/Divulgação

Todo o atendimento às crianças é feito por profissionais ou estagiários de Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental e técnicos da área ambiental, que conduzem as atividades para as crianças enquanto o veículo está no local. Os principais conteúdos tratados são economia de água e de energia, consumo consciente, reciclagem de produtos, arborização urbana e degradação ambiental, entre outros. As ações pretendem conscientizar as crianças sobre pautas importantes para o seu desenvolvimento, que devem ser reforçadas constantemente.

De acordo com a professora de Geografia Daniele da Costa, que integra o projeto, a iniciativa tem um impacto positivo significativo nas crianças. “Recentemente, realizamos uma ação direcionada aos filhos dos profissionais da empresa J. Macêdo, que solicitou a unidade em um dia especial, no qual os funcionários da companhia levariam seus filhos ao local de trabalho. Tanto as crianças como os pais ficam encantados com a Biblioteca Móvel, e de longe as crianças já ficam animadas quando veem as cores e o tamanho do ônibus”, destacou.

Foto: Giulia Carradore/Sema

Tendo atendido aproximadamente 4 mil crianças em 2019, a Biblioteca Móvel Ambiental precisou interromper suas atividades por conta da pandemia de Covid-19, retornando em junho de 2022. Em média, cerca de 300 crianças são atendidas mensalmente pelo projeto.

Costa salientou que os alunos contemplados têm expressado sua aprovação pelas atividades.  “A maioria das crianças já tem um bom conhecimento sobre o que explicamos para elas, e sempre buscamos fazer esse trabalho da forma mais lúdica possível; entre outros conteúdos, reforçamos a diferença entre os animais domésticos e silvestres, e usamos também bonecos de pelúcia para ilustrar as lições”, citou a professora.

O projeto tem parceria com a Viação Garcia. (Com informações da Prefeitura/NCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui