Os primeiros dias de aula, especialmente para a primeira infância, podem gerar dúvidas e anseios tanto por parte das crianças como das famílias. As questões mais comuns entre mães e pais são com relação ao choro, sensação de abandono e o momento de despedida. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Londrina, Elisangela Maria Almeida Prado de Oliveira, o processo de adaptação varia conforme a criança, mas a escola tem um papel importante para tornar a transição mais harmoniosa. “Apesar de os primeiros dias de aula na Educação Infantil serem momentos de ajuste, o período depende do tempo de cada aluno e de como ele passa por esse processo. Não se pode considerar que a ausência de choro significa o sucesso da adaptação”, afirma.
No Colégio Marista Londrina, por exemplo, antes de iniciar as aulas é feito um ‘bate papo’ com uma psicóloga para as famílias que ingressarão pela primeira vez no Infantil I e II. Os temas abordados são a adaptação e todas as dúvidas que acompanham esse momento. Também acontecem entrevistas com a professora responsável pela turma, quando são explicadas a dinâmica das atividades e os pais podem dar mais informaçõe sobre a criança. “É o momento para estabelecer uma relação de confiança, afetividade, amizade e parceria entre escola e família”.
Quando as aulas começam, os pais são convidados a participar das atividades para conhecer de perto o ambiente em que os filhos vão ficar durante o dia. Também contribui para o processo, a preparação de um ambiente acolhedor e agradável para essas crianças com atividades lúdicas e prazerosas que tentam suprir o processo de separação da família vivido pela criança. Para estimular a individualidade e a socialização, são realizadas atividades que envolvem músicas e instrumentos, danças, fantasias, objetos de casinha, faz de conta, jogos diversos, vídeos, histórias, brincadeiras, bolinhas de sabão, atividades com materiais de artes e outros. “Dessa maneira o professor irá conquistar a confiança da criança e isso irá facilitar o processo de adaptação”, conclui Elisângela.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.