O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, está com horário ampliado para receber as mulheres e homens que desejam realizar testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aids, hepatites virais e tuberculose. Até quinta-feira (11), os interessados podem procurar o CTA para participar da “Campanha Fique Sabendo”, que acontece das 7h às 18h, na Alameda Manoel Ribas, nº 01, no Centro.
O objetivo é chamar a atenção das mulheres, que são minoria na realização dos testes rápidos e gratuitos. Segundo dados do CTA, entre janeiro e março deste ano, das 325 pessoas que realizaram testes rápidos para HIV na unidade, apenas 86 eram do sexo feminino. Duas delas testaram positivo para a doença e, entre os homens, 13 positivaram para HIV. Outro ponto observado foi com relação ao VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), que é um exame de sangue com objetivo de diagnosticar a sífilis e iniciar o acompanhamento de pacientes positivos. Neste ano, das 86 mulheres que fizeram o exame, três testaram positivo para sífilis. Entre os indivíduos do sexo masculino, 26 dos 239 testados estavam com a doença.
“Nossa intenção é chamar a atenção para os cuidados que devem continuar sendo tomados, mesmo durante a pandemia do Coronavírus, porque as pessoas continuam mantendo relações sexuais. A ideia é que a população lembre que deve usar preservativo durante as relações sexuais e tomar os cuidados para não se expor também a outras doenças, como a sífilis, aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis”, explicou o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine. Para tanto, durante a semana, os profissionais de saúde do CTA intensificarão a orientação e distribuirão panfletos educativos, gel lubrificante e preservativos masculinos e femininos.
Como realizar os testes – Para realizar os exames, é necessário agendar horário no site da Prefeitura de Londrina, por meio do banner onde está escrito “CTA” ou deste link. A elaboração dessa ferramenta contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Outra opção é direcionar a câmera do celular para o QR Code do cartaz de divulgação da iniciativa, produzido pelo enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine. Assim, o QR Code abrirá automaticamente a página do agendamento. Quem tiver dificuldades ou dúvidas sobre o procedimento pode telefonar para os números (43) 3378-0146 ou (43) 3378-0147, das 7 às 12h30.
Todos os horários respeitam o intervalo mínimo de 30 minutos entre os pacientes, para manter as medidas sanitárias e de segurança. Além disso, os exames são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS). Dependendo da condição dos pacientes, os profissionais da saúde podem receitar medicações antirretrovirais, que devem ser utilizadas por 28 dias. Caso o resultado seja positivo, a equipe do CTA presta apoio emocional e encaminha o paciente para a rede de serviços especializados da Prefeitura de Londrina, para o início imediato do tratamento médico.
A intensificação dos atendimentos é uma das atividades realizadas pela Prefeitura de Londrina, como parte da agenda do Mês da Mulher. Por meio do CTA, a Secretaria de Saúde planeja realizar outras iniciativas para incentivar a população a realizar os testes rápidos e gratuitos para a detecção das ISTs. Por isso, a Campanha Fique Sabendo promoverá outras ações durante o ano inteiro.
Exposição ao risco – As recomendações do CTA são voltadas, principalmente, a mulheres e homens que sofreram violência sexual; profissionais da saúde expostos a riscos biológicos devido a acidentes com materiais perfurocortantes; e pessoas que mantiveram relações sexuais sem proteção ou que participaram de um ato em que ocorreu rompimento do preservativo.
A realização dos testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis, Hepatites B e C é a primeira orientação. Os exames devem ser feitos, preferencialmente, nas duas primeiras horas e, no máximo, em 72 horas após a exposição das pessoas a situações de risco. Eles podem ser realizados no CTA ou no Ambulatório Aids do Hospital da Zona Norte (HZN), que também permanece aberto aos sábados, domingos e feriados.
Quem precisar tirar dúvidas pode contatar o CTA pelos telefones 3378-0146 ou 3378-0147, de segunda a sexta, das 7h às 13h. Também é possível telefonar para o Ambulatório de HIV/Aids e IST, pelo 3379-0176 ou 3379-0180, de segunda a sexta, das 7h às 17h. No site da Prefeitura de Londrina (clique aqui), a população encontra todas as informações necessárias para saber como agir diante da exposição de risco a uma dessas doenças. (Fonte: Prefeitura de Londrina/Ncom)