Início Cultura Festival Londrix abre a 16ª edição em versão digital

Festival Londrix abre a 16ª edição em versão digital

1174
0
COMPARTILHAR

A 16º edição do Festival Literário de Londrina – Londrix acontece de 8 a 22 de março, com o tema “Literatura e Educação”. A programação será integralmente on-line e contará com debates, mesas redondas, palestras e conferências. Os interessados em participar poderão acessar a grade completa do evento pelo site oficial do projeto.

Nesta segunda-feira (8), às 18h30, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini (foto), e a diretora do Festival, Christine Vianna, fazem a abertura oficial do evento. Na sequência, haverá exibição do documentário inédito “Como cheguei até aqui”.

Já na terça-feira (9), às 19h, o artista e escritor Ale Santos abre espaço para discussão de processos de invisibilidade literárias da população negra, histórias de resistência, afrofuturismo e a própria trajetória como autor negro no mercado brasileiro.

O Londrix tem como um dos objetivos proporcionar oportunidades de intercâmbio de experiências criativas, além de promover a leitura a fim de construir uma consciência educacional junto aos participantes e comunidade em geral.

A programação contará com a participação de nomes expressivos da literatura local, nacional e internacional. Entre eles, estão Nuria Barrios, com a conferência “Conexão Madri – Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”, Julián Fuks, com o tema “Aprendizados sobre estética e política”, Jussara Salazar abordando “Feminicídio: a sombra, o canto e a luz” e Lilia Schwarcz expondo “Lima Barreto: o reconhecimento póstumo de um autor subjugado”.

Vianna explicou que essa edição será completamente on-line por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. “A vantagem de realizar um Festival integralmente digital é que de maneira remota conseguimos trazer artistas internacionais e atingir um número maior de ouvintes”, contou.

O secretário municipal de Cultura citou que a temporada cultural de Londrina está começando com um evento fantástico e que tanto agrega ao município. “O Londrix está fazendo história ao testar o novo modelo digital, que mesmo com a volta do presencial será uma ferramenta de extrema importância para área cultural. Não podemos deixar de frisar que, além de colocar Londrina no mapa da literatura, a abertura do Festival terá uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher”, explicou.

Festival Literário de Londrina – O Londrix é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora, e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e apoio da Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui