Na quinta-feira (31), a campanha Setembro Dourado, que divulga a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, foi lançada no gabinete do prefeito Marcelo Belinati. Em Londrina, a campanha é promovida pela ONG Viver e Hospital do Câncer de Londrina (HCL), e traz como tema “Estar atento faz a diferença”, destacando a importância de se atentar aos sinais e sintomas da doença.
O objetivo da campanha é conscientizar o maior número de pessoas, especialmente as responsáveis por crianças e adolescentes. Para isso, o Setembro Dourado 2023 trará, em suas peças publicitárias, alguns itens que remetem ao universo infantil, como um trenzinho, um balão, doces e um móbile. E, em meio a esses elementos, foi inserido um ouriço preto, quase imperceptível, reforçando o recado de que é fundamental estar atento para detectar a doença. Serão veiculados spots de rádio, banners em portais de notícias e posts em redes sociais, além de mídia display em elevadores de Londrina.
Além disso, para chamar atenção para a campanha, a Prefeitura, através da Londrina Iluminação, fará a iluminação de sete monumentos públicos com a cor dourada, a partir da próxima semana: Viaduto da Dez de Dezembro; Monumento ‘O Passageiro’; Concha Acústica; Biblioteca Municipal Professor Pedro Viriato de Souza; Monumento Bíblico; Cascatinha do Igapó (na Higienópolis); e Praça da Garça. Os monumentos ficarão iluminados durante todo o mês. A Prefeitura fará, ainda, ações de divulgação do Setembro Dourado em suas redes sociais, nos canais voltados para o público interno, e junto aos profissionais de saúde e de educação da rede municipal.
Durante o lançamento da campanha, a equipe do Hospital do Câncer de Londrina e da ONG Viver fez uma apresentação que trouxe dados sobre o câncer infantojuvenil. Foram apresentados dados o Instituto Nacional do Câncer (Inca) que apontam que, no Brasil, é diagnosticado um caso por hora de câncer infantojuvenil. Também, segundo o Inca, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Na apresentação, também foram repassados os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. São eles: palidez inexplicada; dores nas juntas e nos ossos, com ou sem inchaços; perda de peso; febre prolongada, sem causa identificada; manchas roxas ou sangramento sem machucado; crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local; caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; ínguas de crescimento progressivo; vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda e equilíbrio; e reflexo esbranquiçado no olho quando há incidência de luz.
O prefeito Marcelo Belinati disse que é fundamental que as pessoas compreendam a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. “É um câncer muito frequente, há alguns sinais e sintomas de alerta, como manchas roxas no corpo, febre prolongada sem causa identificada, por isso a importância da conscientização por meio de campanhas como o Setembro Dourado. Faremos um trabalho nas escolas e com os profissionais de saúde, e a nossa intenção é que isso seja uma ação trabalho frequente, para alertar pais, mães e os próprios profissionais de saúde a respeito destes sintomas, pois quanto antes o diagnóstico é feito maior a chance de cura das crianças e adolescentes com câncer”, afirmou.
O presidente da ONG Viver, Paulo Bortone, reforçou a importância da conscientização das pessoas a respeito do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, para que a criança e o adolescente possam passar pelo tratamento da melhor forma possível. “Temos o site www.estouatento.com.br, onde há informações sobre o porquê de ter o diagnóstico precoce e quais são os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Durante o Setembro Dourado faremos diversas ações de conscientização, como palestras e um torneio de beach tennis, no Lake Beach Sports, nos dias 28, 29 e 30 de setembro durante todo o dia”, informou.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que, de todos os meses comemorativos instituídos no calendário da saúde, o Setembro Dourado é um dos mais importantes. “A Prefeitura de Londrina, sob a gestão do prefeito Marcelo Belinati, tem todo o interesse em estreitar a parceria com a ONG Viver, que faz um trabalho abençoado, e com o Hospital do Câncer de Londrina, que é um grande parceiro da Prefeitura. Além de atuar em saúde, estas instituições prestam um trabalho social muito importante, sendo rede de apoio das famílias em um momento muito difícil que é a descoberta e tratamento do câncer. E nós, enquanto serviço público, temos a responsabilidade de fomentar estas ações e a conscientização, para que possamos melhorar, cada vez mais, o nosso índice de detecção do câncer infantojuvenil, o que aumenta muito a chance de cura”, ressaltou.
Desde 2019, o Setembro Dourado integra o calendário oficial de comemorações do Município de Londrina, através da lei municipal 12.918/2019, de autoria do vereador Eduardo Tominaga e dos vereadores, na época, Padre Roque e Tio Douglas. Para Tominaga, a instituição do Setembro Dourado foi muito importante para sensibilizar o poder público e, assim, trabalhar de forma mais estruturada. “Após estes anos, ficamos felizes em ver um envolvimento maior do poder público e é fundamental que façamos disso uma campanha permanente, todos os meses do ano”, frisou.
Além da lei municipal, em 2022 foi sancionada a lei federal n° 14.308, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. A lei é resultado do esforço da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantojuvenil, que conta com a participação de diversos parlamentares e também das instituições associadas à Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), incluindo a Organização Viver.
A oncologista pediátrica do Hospital do Câncer de Londrina e voluntária da ONG Viver, Tânia Hissa Anegaha, informou que a leucemia e linfoma são os tipos de cânceres mais comuns na infância. “Nestes casos, os sintomas mais comuns são febre, dor no corpo e palidez. Sempre reforço que, quando a família percebe que a criança não está bem, mudou o seu comportamento, está mais quietinha, irritada ou sonolenta, é preciso procurar o médico. Isso é muito importante, o câncer tem cura, existe tratamento e esperança”, relatou.
Segundo a oncologista pediátrica, a detecção precoce do câncer é fundamental para melhor a qualidade de vida do paciente, porque é possível fazer tratamentos menos agressivos, e conseguir a cura total, biológica e funcional, e uma recuperação mais rápida.
A ONG Viver foi fundada em 2001, por quatro voluntários, para levar alegria a conforto às crianças e adolescente, que estão em tratamento HCL, bem como suas famílias. Atualmente, a Organização Viver atende cerca de 240 crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer e familiares. São oferecidos atendimentos social, psicológico, nutricional e odontológico, alimentação, cesta básica, leite integral, medicamentos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), próteses, além de atividades recreativas. As ações são mantidas com ações realizadas pela própria instituição e apoio da comunidade.
Unidades Escolares – Durante o lançamento da campanha, ficou definido que a Secretaria Municipal de Educação vai divulgar o Setembro Dourado entre os pais e familiares dos alunos da rede municipal de ensino. Segundo a secretária da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, em setembro, quando acontecerem as reuniões trimestrais com os pais dos alunos, haverá uma apresentação sobre o Setembro Dourado.
Também estavam presentes na solenidade o vice-prefeito, João Mendonça; a fundadora da ONG Viver, Dorian Guerra; e a equipe do HCL e Viver. (Fonte: Prefeitura/NCom)