Início Cidade e Região “Cartão Futuro” incentiva empresas a contratar jovens aprendizes

“Cartão Futuro” incentiva empresas a contratar jovens aprendizes

746
0
COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira (11), o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, esteve na sede da ACIL especialmente para uma reunião com representantes do setor produtivo londrinense. A pauta foi a apresentação do Cartão Futuro, um programa do Governo do Estado do Paraná criado para estimular empresas, por meio de subsídio, a contratar ou manter jovens aprendizes no mercado de trabalho formal.

A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, destacou a importância da união entre o associativismo, o setor público e a iniciativa privada para que boas iniciativas como esta aconteçam. “De mãos dadas, poderemos construir um Estado maior, mais produtivo, e, desta forma, trazer ao paranaense um sentimento de pertencimento, de orgulho. Londrina é a segunda cidade mais importante do Paraná e muito congrega ao norte e oeste do Estado. A cidade acaba sendo um incentivo para que outras cidades façam a sua aderência.”

Carboni afirmou que, por intermédio do Programa, o Governo do Estado oferece um aporte financeiro para empresas e municípios, para estimular a contratação de jovens entre 14 e 24 anos. É pago o valor de R$ 300,00 mensais por aprendiz novo incluso no programa e R$ 450,00 mensais por aprendiz novo que seja PCD, egresso de unidades prisionais, egresso do sistema de atendimento socioeducativo ou que esteja cumprindo medidas socioeducativas (por todo o período de contrato).

“O Programa já está em andamento, mas temos pouca adesão aqui na região. Essa reunião tem o objetivo de chamar a atenção de vocês para que levem essa boa notícia a empresários e outras instituições, para que possamos estimular a contratação de jovens aprendizes”, pontuou.

Segundo o secretário estadual, houve, nesta quinta-feira (11), uma alteração na Lei para diminuir a burocracia de aderência ao Programa. Antes, era necessário que as empresas encaminhassem a documentação para a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). Agora, os trâmites podem ser realizados diretamente nas entidades formadoras, como a Gerar e o CIEE.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, esteve no encontro e afirmou que, depois de conhecer mais profundamente o programa, a secretaria tem sido bastante proativa na oferta do Cartão Futuro. “Quando as pessoas que se enquadram neste programa nos procuram, realizamos o seu cadastro imediatamente. Eu digo que boas notícias atraem boas notícias. Nesta sexta-feira, faremos um processo de seleção e contratação de uma empresa do setor de supermercados, cadastrada no Cartão Futuro, para 50 jovens aprendizes. Hoje, temos 95 contratados. Nós podemos alcançar um número bem mais expressivo. A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho é uma grande parceira nessa missão, e a ACIL, fundamental”, frisou.

Mais detalhes sobre o Programa Cartão Futuro estão disponíveis no site www.cartaofuturo.pr.gov.br .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui