Início Cultura Catamoda apresenta roupas em desfile com recicladores

Catamoda apresenta roupas em desfile com recicladores

1977
0
COMPARTILHAR

O total de 23 looks montados a partir de roupas descartadas no material reciclado será apresentado neste sábado (28), no Buffet Elite, às 19h30, em um desfile de moda que terá recicladores da Cooper Região (cooperativa de material reciclado) como modelos na passarela. O evento é uma realização da Universidade Estadual de Londrina por meio do curso de Design de Moda, Cooper Região e Bianca Baggio Moda Sustentável.

A professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), explica que o “Catamoda” é um projeto de extensão, vinculado ao grupo de pesquisa DeSIn (Design, Sustentabilidade e Inovação). Ela explica que a iniciativa surgiu no início do ano letivo, com o trote solidário dos ingressantes de 2019. “Realizamos uma ação na própria cooperativa. Levamos tinta, pintamos móveis e paredes do espaço de convivência dos recicladores”.

Look criado pelo grupo (FOTO: Divulgação)

Conforme a professora, as roupas coletadas no material reciclado foram higienizadas e reconfiguradas em novas peças, com o uso da técnica upcycling, que possibilita ampliar o ciclo de vida do material. Ela afirma que as mulheres da cooperativa receberam técnicas básicas de costura para montar os looks. Suzana Martins afirma ainda que há a proposta de criar, com a Cooper Região, um banco de resíduos têxteis para planejar a destinação desse material.

Segundo a diretora da Cooper Região, Verônica Cardoso de Souza, o desfile é a realização de um projeto antigo. “Há muitos anos, as mulheres da cooperativa têm contato com roupas e sapatos e queriam usar esse material. E somos nós que estaremos na passarela”.

Ao todo, a Cooper Região, que atua em cinco regiões da área urbana de Londrina, conta com 123 recicladores, atualmente. O desfile de moda marca, também, os 10 anos de funcionamento da cooperativa, que integra o sistema de coleta seletiva de Londrina. (Fonte: Agência UEL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui