Início Cidade e Região Centro de Economia Solidária lança coleção de Natal e homenageia servidora

Centro de Economia Solidária lança coleção de Natal e homenageia servidora

288
0
COMPARTILHAR

Nesta quarta-feira (30), o Programa Municipal de Economia Solidária lançou os produtos da Coleção de Natal 2022, no Centro Público de Economia Solidária, que fica na Av. Rio de Janeiro, 1.278, no Centro. O espaço ganhou um acréscimo ao nome, em forma de homenagem à servidora pública Sandra Regina Nishimura, que foi uma das funcionárias mais ativas na construção da Economia Solidária de Londrina e que veio a falecer em 16 de fevereiro deste ano devido a um acidente automobilístico. Assim, a unidade passará a ser chamada de Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo

Para essa edição, os grupos participantes prepararam várias novidades que os consumidores podem adquirir para presentear os entes queridos, para se deliciar ou, ainda, para decorar a própria casa. Entre os produtos há artesanatos, itens decorativos, acessórios, guirlandas, árvores de natal, toalhas de mesa, panos de pratos, panetones, chocotones, doces e salgados. Os interessados em saber mais sobre os itens podem acessar a página do Instagram do programa (clique aqui). 

Esses produtos também serão comercializados na Casa de Economia Solidária Café e Arte, que fica na Praça 7 de Setembro, no Centro. Tanto a Casa Café e Arte quando o Centro Público da Avenida Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além disso, nesta sexta-feira (2) e sábado (3) haverá feira no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil da Avenida Paraná. Essa feira acontecerá também nos finais de semana dos dias 9 e 10 de dezembro e 16 e 17 do mesmo mês. Na semana que antecede o natal, a feira estará montada todos os dias de 19 a 23 de dezembro no mesmo local.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, em 2022, houve um aumento no número de grupos atendimentos pelo programa municipal. Isso porque, em 2021, eram 37 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e 116 usuários acompanhados. Já em julho deste ano, o número subiu para 60 EES e 316 usuários. “A inclusão produtiva, esse ano, aumentou, sendo possível aumentar os grupos e os acompanhamentos feitos pelo programa. Isso é muito importante. É um avanço, principalmente após pandemia”, disse Micali.

Sorteio – Os clientes que comprarem os produtos de Natal a partir do lançamento, poderão participar do sorteio de uma cesta natalina com artigos exclusivos dos Empreendimentos de Economia Solidária de Londrina. O sorteio será realizado às 12h, do dia 23 de dezembro de 2022.

O Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina foi implantado em 2005, sendo suas primeiras atividades desenvolvidas no eixo da Geração de Renda e Capacitação Profissional. Com a Lei Municipal nº 10.523, de 28 de agosto de 2008, ele foi instituído como uma política intersetorial da Prefeitura Municipal de Londrina, com a participação das diferentes segmentos como educação, idoso, mulher, saúde, ambiente, cultura e outras.

A coordenação é feita pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina. O objetivo do programa é apoiar iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda que se organizam com base na autogestão, cooperação e solidariedade. Para isso, ele busca proporcionar a assessoria aos empreendimentos econômicos solidários desde o processo inicial de formação e depois de estruturados, com formação continuada nas áreas conceitual, técnica e de gestão;  assim como apoiar a constituição e contribuir para o fortalecimento de redes solidárias de produção, comercialização e consumo; as iniciativas que promovam a comercialização dos empreendimentos econômicos solidários e também promover acesso a políticas de investimento social. (Fonte: Prefeitura/NCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui