Início Cidade e Região Chef londrinense ensina receita de família em “live”

Chef londrinense ensina receita de família em “live”

1319
0
COMPARTILHAR

Um prato típico da colônia japonesa que, além de saboroso, é saudável e fácil de preparar. O Sukiyaki foi a escolha da chef Polyana Cristina de Souza (foto), que comanda uma empresa de refeições saudáveis congeladas, para representar Londrina na série de transmissões de receitas ao vivo do projeto Nossa Casa Viva, do Sebrae/PR. O passo a passo da receita, que será complementada pelo Tempurá de Legumes, será apresentado ao vivo, a partir das 11 horas deste sábado (10), no canal da instituição no YouTube.

O projeto Nossa Casa Viva reúne chefs de várias regiões do Paraná e produtos com Indicação Geográfica (IG), Selo Alimentos do Paraná ou que integram o Origens Paraná. A proposta é apresentar receitas que levem um ou mais ingredientes que pertencem às diversas regiões paranaenses. Desta vez, os destaques são a alcatra da Seleção Monjoleiro e o açúcar mascavo de Capanema.

A Seleção Monjoleiro é uma casa de carnes que produz bovinos e ovinos na fazenda que leva o nome da empresa em Nova Laranjeiras, região oeste do Paraná. A empresa, que possui o Selo Alimentos do Paraná, trabalha com cortes nobres e exclusivos, carnes frescas e livres de condimentos. Entre os produtos comercializados estão hamburgueres gourmet, espetinhos e cortes de carne Angus.

O açúcar mascavo de Capanema é outro ingrediente do Sukiyaki, que tem um leve sabor adocicado. O município, localizado no sudoeste do Paraná, reúne características como altas temperaturas, clima seco, tipo de solo e forma de produção que proporcionam aos derivados da cana-de-açúcar um sabor e coloração diferenciados. O melado batido e melado escorrido de Capanema possuem a concessão de Indicação Geográfica por Indicação de Procedência.

A chef e empreendedora Polyana Cristina de Souza garante que o passo a passo da receita é simples.

A chef e empreendedora londrinense, Polyana Cristina de Souza, conta que o Sukiyaki e o Tempurá de Legumes são pratos típicos da família do marido, que possui descendência japonesa.

“Muita gente acha que o Sukiyaki é uma receita super elaborada e não é. É um prato saudável, que possui um mix de nutrientes importantes para a saúde e imunidade. Qualquer um pode fazer em casa”, garante.

O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, destaca que a valorização da cultura regional por meio de pratos típicos começa pela produção de alimentos de qualidade. Segundo ele, o Sebrae/PR tem incentivado os produtores a enxergarem oportunidades de valorizar seus produtos por meio da conquista de certificações, selos, indicações geográficas ou denominações de origem em todas as regiões do Estado.

“Os impactos positivos dessa diferenciação atingem prioritariamente o pequeno empresário rural, que terá seu produto com maior valor agregado e possibilidade de acesso a novos mercados”, afirma.

O tempurá de legumes vai completar o cardápio oriental deste sábado.

Sobre os produtos

No projeto Nossa Casa Viva, nove receitas foram criadas com um ou mais elementos tipicamente paranaenses, que fazem parte do Origens Paraná ou do Selo Alimentos do Paraná. O primeiro programa reúne produtores em ações de vendas e de valorização de produtos regionais, além de trabalhar pela obtenção do registro de Indicação Geográfica, concedido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, com valor intrínseco e identidade própria. Já o Selo Alimentos do Paraná é uma certificação de gestão e qualidade para alimentos e bebidas, disponibilizado por um grupo de entidades. As empresas passam por auditorias por certificadoras de referência e realizam consultorias, serviços tecnológicos, participam de eventos e ações de expansão de mercado.

Confira a agenda de lives e próximas receitas:

●  10/10 – Polyana Cristina De Souza – Londrina- Sukiyaki e tempurá de legumes

● 17/10 – Guilherme Biesek – Itapejara D’Oeste – Costelinha suína assada com melado de Capanema e mostarda picante em crosta de erva-mate de São Mateus do Sul

●  24/10 – Ana Paula Segatto – Maringá – Angu de milho com porco na lata

●  31/10 – Vania Krekniski – Curitiba – Paleta de cordeiro e legumes assados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui