Início Cidade e Região Começa a revitalização do Terminal Central

Começa a revitalização do Terminal Central

491
0
COMPARTILHAR
Terminal Central de Londrina passará por reformas (foto: Emerson Dias/Divulgação)

O principal e mais movimentado terminal de transporte coletivo de Londrina, localizado na avenida São Paulo, região central, começa a receber da Prefeitura de Londrina uma série de melhorias e serviços de manutenção. Os trabalhos integram as obras de reforma, iniciadas nesta terça-feira (18), que permitirão a recuperação de ambientes e instalações deste prédio público que atende milhares de usuários de ônibus por dia.

As equipes da empresa Regional Planejamento e Construções Civis, de Londrina, contratada via licitação, estão fazendo as primeiras movimentações no espaço com a montagem dos contêineres de trabalho e mobilização de equipamentos da obra. E os primeiros serviços estão sendo feitos para a reforma de uma sala administrativa onde é prestado o serviço de isenção tarifária ao público. Por conta disso, este atendimento foi transferido do Terminal Central para a Rodoviária de Londrina, onde funcionará temporariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Depois disso, começarão as intervenções de impermeabilização e revisão hidráulica do prédio.

Com investimento de R$ 2,3 milhões, a revitalização do Terminal Central vem para tornar essa área de intensa circulação mais segura, confortável e acessível aos passageiros e trabalhadores do transporte público coletivo. Diariamente, cerca de 35 mil pessoas passam pelo local. Inaugurado há mais de 30 anos, em 1988, o Terminal necessita de intervenções em diversos pontos, que serão trabalhados com ações corretivas e preventivas, tendo como foco principal aqueles que hoje estão mais deteriorados e em situação de insegurança.

Nesse contexto, o pacote de ações contempla a substituição de um elevador, adequações em ambientes, incluindo reforma de banheiros, troca de portas, corrimãos, esquadrias e janelas, revisão e manutenção elétrica e hidráulica, impermeabilização das caixas d’água, pintura geral e recuperação de pisos, paredes e bancos. Outras melhorias serão na parte dos revestimentos e na iluminação do equipamento público. O prazo de entrega é de 210 dias, ou seja, cerca de sete meses, até maio de 2023.

Foto: Secretaria de Obras / divulgação

Durante a execução da obra, que irá transcorrer em diferentes etapas, a Prefeitura de Londrina não deverá fazer nenhuma interdição geral no Terminal Central. Conforme o andamento das ações, alguns isolamentos pontuais podem ser criados nas áreas internas apenas para organizar o fluxo de usuários. Assim, a operação continuará a mesma e não haverá a necessidade de ser instalada uma estação provisória de embarque para receber os passageiros, como ocorre, hoje por exemplo, nas obras de reconstrução dos terminais de transporte coletivo do Ouro Verde e do Jardim Acapulco.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, enfatizou que a expectativa, com as obras, é recuperar aquelas áreas do Terminal Central que mais necessitam de melhorias nesse momento, para garantir a funcionalidade do local e a qualidade dos serviços prestados. “É válido ressaltar que não se trata de uma reconstrução do Terminal, como a Prefeitura vem fazendo nas estações dos bairros, e sim uma reforma. Dentro da viabilidade orçamentária atual, faremos uma série de adequações importantes para melhorar os ambientes internos, proporcionando mais segurança, conforto e acessibilidade aos usuários do transporte público. Será possível eliminar vazamentos e fazer a manutenção em banheiros, revestimentos, áreas de circulação, além de pintura e outras várias correções necessárias. O público poderá continuar utilizando suas linhas de costume normalmente, e sinalizações e isolamentos poderão ser feitos na parte interna quando for preciso”, frisou.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a reforma do Terminal Central faz parte do esforço da gestão para renovar os equipamentos públicos do transporte coletivo, tornando-os mais atrativos e completos aos usuários. “Este processo passa pela reconstrução dos quatro terminais urbanos de Londrina e, agora, iniciando também a reforma do Terminal Central, que precisa muito dessas melhorias. A obra vai solucionar alguns problemas existentes há anos e agora o Terminal ficará mais confortável e seguro a todos que o utilizam”, destacou.

A atual administração já entregou as reconstruções dos terminais urbanos do Milton Gavetti e Vivi Xavier, na região norte. Em andamento, estão as obras de reconstrução do Terminal Ouro Verde, também na parte norte da cidade, e, mais recentemente, do Terminal Acapulco, na região sul.

O recurso para promover a reforma do Terminal Central, de R$ 2,3 milhões, advém do Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida municipal. (Fonte: Prefeitura de Londrina/NCom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui