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Condomínio-resort: mercado imobiliário aposta na diversificação das áreas de lazer

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Projetados para oferecer aos moradores uma variedade de serviços de lazer e bem-estar dentro de sua estrutura, os home clubs permitem que os condôminos tenham acesso fácil e prático a diversas atividades sem precisar sair de casa. Com alto potencial de valorização, esses projetos residenciais incorporam  conforto, qualidade de vida, segurança e bem-estar. Muito além dos tradicionais playground e piscina, os condomínios-clube, também conhecidos como condomínios-resort,  procuram levar em consideração todos os aspectos das famílias, incluindo lazer para crianças e adultos, instalações esportivas, espaços de convivência, salões de festas e jogos. A tendência atual que está se tornando parte dos novos projetos residenciais são os espaços dedicados à estética, ao autocuidado e à beleza.

O Brasil é uma referência em procedimentos estéticos e no mercado de beleza. Para se ter uma ideia, pelo terceiro ano consecutivo, as redes de estética lideram o ranking do mercado que mais cresce no Brasil e faz sucesso no exterior, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). O setor de saúde, beleza e bem-estar faturou aproximadamente R$ 34,2 bilhões, colocando o Brasil como o quarto maior mercado de estética e beleza do mundo. Outro levantamento, realizado pela consultoria Euromonitor International, confirma a liderança brasileira: o país é o quarto maior mercado de cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Com uma infraestrutura que reúne praticidade e variedade, esses empreendimentos imobiliários proporcionam conveniência e segurança de ter um salão de beleza, uma academia equipada e espaços reservados e privativos para consultas médicas, relaxamento e bem-estar. “As novas áreas de lazer e estética são projetadas para receber prestadores de serviços, como maquiadores, esteticistas, entre outros, inclusive, existem, em alguns empreendimentos, espaços pensados para o cuidado e bem-estar do seu pet”, explica o diretor executivo da A.Yoshii, Luiz Rogério Venturini.

Dentre os espaços mais completos e equipados nos novos home clubs, destacam-se as áreas fitness, que estão cada vez mais equipadas e preparadas para diferentes atividades físicas. “A A.Yoshii não projeta apenas uma academia, mas também espaços como o outdoor training, destinado à prática de atividades ao ar livre, como treinamento funcional; uma sala de pilates  com todos os equipamentos; uma sala de yoga, também conhecida como sala de descompressão, planejada especialmente para que o morador possa desacelerar, desconectar do mundo externo e se conectar consigo mesmo; quadras poliesportivas; e quadra de beach tennis, o esporte que se tornou tendência em 2023”, detalha Rogério.

Garantindo a beleza e saúde interior, as novas soluções incorporadas aos condomínios também prevêem espaços destinados à estética, beleza e saúde mental, como os espaços wellness com beauty care. Projetados para funcionar como verdadeiros salões de beleza, esses espaços são especialmente idealizados para atender às demandas dos moradores com conforto e praticidade. “Projetamos o espaço wellness com todos os equipamentos de um SPA ou salão: cadeiras, estações de beleza bem iluminadas com espelhos, secadores de cabelo, lavatórios, cadeiras de manicure etc.”, complementa. 

A tendência dos condomínios-clubes voltados para fatores wellness é resultado da crescente preocupação com a saúde e a qualidade de vida em todo o mundo. O mercado imobiliário tem priorizado espaços que criam uma atmosfera de conforto e relaxamento, destinada aos moradores que valorizam a saúde integral. “Outros espaços que surpreendem os moradores são as salas de massagem e a área de yoga. Cada empreendimento possui um diferencial e design único. E essa arquitetura impacta fisiologicamente os moradores”, explica Rogério. “No empreendimento Epic, em Curitiba, temos uma sala de massagem cujo teto simula estrelas no céu. É a combinação perfeita de arquitetura e bem-estar em um único local.”

Tempo e saúde são os verdadeiros itens de luxo

Uma pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WWF em 2022, apontou que 91% dos brasileiros estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto a média global é de 78%. Já o Instituto Datafolha e a Eisenbahn conduziram uma pesquisa quantitativa para compreender a relação dos brasileiros com o tempo, revelando que 46% da população sente que falta tempo para fazer o que gosta.

A tendência realtor wellness alia praticidade, serviços, conveniências e soluções inteligentes para aprimorar a qualidade de vida dos moradores. ““O tempo livre é um recurso escasso no dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, a preocupação com a saúde nunca foi tão alta. Os novos espaços de infraestrutura wellness oferecem serviços com praticidade, segurança e o conforto do home care, sem o tempo perdido com deslocamentos”, explica. Dados da U.S Green Building Council corroboram essa tendência. Uma pesquisa da instituição identificou que o setor imobiliário de bem-estar cresceu US$ 134 bilhões em todo o mundo em 2020.

O Mayfair, em Londrina, é um dos empreendimentos da A.Yoshii que simboliza a tendência imobiliária wellness, sendo um verdadeiro centro de vida saudável. “Entre os diferenciais deste projeto da construtora, destacam-se o espaço crossfit, o redário (espaço dedicado às redes para relaxamento), quadra de tênis, piscinas coberta e ao livre, além de uma piscina aquecida, e até mesmo um play aquático, chamado splash pad” conta.

Outros empreendimentos que “embarcaram” na tendência de construir verdadeiros SPAs nas áreas comuns incluem o Prestige e Icon, em Campinas (SP); o Horizon, em Maringá (PR); o Etherea, em Curitiba (PR); e muitos outros. Todos esses projetos incorporam o conceito de qualidade de vida, cuidados com a beleza, saúde e bem-estar, promovendo um estilo de vida diferenciado e – por que não dizer? – desacelerado.

O mercado imobiliário de alto padrão já compreende que é necessário investir e desenvolver soluções que priorizem serviços e conveniências voltados para o bem-estar, saúde, autocuidado e estética. Todos os empreendimentos A.Yoshii visam melhorar o bem-estar tanto individual quanto coletivo, a partir da construção de ambientes que promovam hábitos de vida saudáveis”, finaliza Rogério.

Valor agregado ao imóvel

A infraestrutura wellness desempenha um papel fundamental ao agregar valor ao imóvel, oferecendo áreas de lazer que atendem às necessidades dos moradores, tanto em quantidade quanto em qualidade. “A sociedade passou a valorizar atributos como a sustentabilidade, diversidade e  convivência, tornando a segurança e o conforto uma das prioridades para o futuro morador”, acrescenta. Inclusive, uma pesquisa desenvolvida pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e Brain Inteligência Estratégica, intitulada “A Jornada de Compra do Imóvel”, revelou os fatores decisivos na jornada de compra do consumidor. Entre os principais requisitos, destaca-se o lazer.

A pesquisa também mostrou que, em relação à infraestrutura, os consumidores estariam dispostos a pagar mais por alguns itens, como  academia (47%), piscina (40%), salão de festas (33%), playground (32%) e brinquedoteca (28%). “%). “Houve uma ressignificação do que é morar, e as áreas de lazer se tornaram protagonistas. Esses imóveis valorizam a qualidade de vida e a comodidade, sendo os mais procurados”, finaliza.

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