Na tarde do domingo de Dia dos Pais (14), o Festival de Dança de Londrina celebrou o retorno das atividades presenciais com um cortejo coreográfico puxado por um trio elétrico às margens do Lago Igapó. Doze coletivos de dança, teatro e circo de Londrina apresentaram coreografias e performances preparadas para a festa.
No trio, a Orquestra Ouro Verde animou artistas e público com um repertório dançante de axé, frevo, samba-rock e outros estilos brasileiros, além de uma canção-enredo composta especialmente para o cortejo por Renato Forin Jr., Diogo Burka e Julio Anizelli. O desfile seguiu da Funcart, na Souza Naves, até a Barragem do Lago Igapó, pela Rua da Canoagem, das 16 às 18 horas. Cerca de cinco mil pessoas aproveitaram a festa ao longo do trajeto.
O evento escolheu como tema para a celebração “Festival de Dança Convida à Vida”, um chamado para viver um tempo mais fraterno e potente com a arte, após as interdições da pandemia. A programação contou ainda com dois espetáculos da Curitiba Cia de Dança apresentados no Teatro Ouro Verde.
Após esta extensão, o Festival de Dança de Londrina retorna com sua mostra oficial de espetáculos e oficinas, de modo presencial, de 7 a 16 de outubro de 2022. O cortejo foi realizado pela APD e teve patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio da Rádio UEL FM e parceria com o Bibliocircuito.