A Secretaria Municipal de Educação inicia, neste mês, as formações continuadas do ano de 2020. O primeiro curso será de Brigadistas Escolares, voltado para a comunidade escolar, como professores e coordenadores. O objetivo é formar profissionais da educação para compor as brigadas escolares, que poderão atuar em situações de emergência e riscos nas escolas.
A formação acontecerá durante todo o ano e será dividida por turmas. A primeira começa no dia 28 de fevereiro e vai até o dia 29 de abril. Esta primeira etapa vai atender 20 unidades escolares, com 310 cursistas. A carga horária é de 11 horas teóricas (online) e nove práticas (presenciais).
No conteúdo programático estão: Atribuições da Brigada Escolar, Primeiros Socorros, Prevenção e Segurança Contra Incêndios, Combate a Princípios de Incêndio, Plano de Abandono e Evacuação Escolar, em caso de incêndio, entre outros tópicos.
O ministrante da formação é o técnico em Segurança do Trabalho e bombeiro civil, Edvaldo Andrade. A formação também conta com auxílio de Fernanda Honorato, da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO).
Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação promoveu outras capacitações de Brigadistas Escolares que atenderam 85 unidades escolares, formando mais de 1.000 brigadistas. (Fonte: Prefeitura/Ncom)