Data Business Real Estate estreia em Londrina com lançamento do ‘Mundo Business Paraná’

Parceria entre Apex e Grupo Ric reúne agentes do desenvolvimento urbano em prol do crescimento do estado

Londrina será palco de uma das mais relevantes discussões sobre o futuro do setor imobiliário regional, nesta terça-feira, 29 de abril: o Data Business Real Estate, promovido pela Apex em parceria com o Grupo Ric. A partir das 13h, empresários, investidores, gestores públicos e especialistas do setor se reúnem para analisar as oportunidades de desenvolvimento urbano e os caminhos para impulsionar o crescimento do Paraná por meio do mercado imobiliário. Cerca de 350 pessoas devem participar do evento, no Aurora Shopping Londrina.

O evento também marcará o lançamento oficial do projeto Mundo Business no Paraná, uma iniciativa que vai realizar vários eventos ao longo do ano para valorizar e promover o potencial econômico do estado, conectando lideranças empresariais, políticas e intelectuais em torno de setores estratégicos como infraestrutura, construção, habitação, agronegócio e inovação.

A cobertura jornalística multiplataforma contemplou entradas diárias do Minuto Apex na RICtv Record Londrina e na rádio Jovem Pan News, nos dias que antecederam o evento, além de reportagens, flashes ao vivo, podcast  e notícias no portal ric.com.br, ao longo da programação..

O Data Business Londrina contará com painéis temáticos que abordam desde o cenário macroeconômico até o mercado de imóveis de alto padrão e o financiamento de grandes empreendimentos. Os painéis serão embasados por dados exclusivos do Radar Imobiliário da Apex, além de estudos produzidos em parceria com instituições locais.

A programação é uma iniciativa do Ric Business Hub, vertical de conteúdo e negócios do Grupo Ric criado para valorizar a força empreendedora que impulsiona o desenvolvimento do Paraná.

Confira os destaques da programação:

A importância do mercado imobiliário para o desenvolvimento regional é o painel que destaca o papel central do setor imobiliário na geração de empregos, na valorização urbana e no fortalecimento das economias locais. Os participantes confirmados são Fernando Cinelli, fundador e Presidente da Apex, e Tiago Amaral, prefeito de Londrina.

No painel Cenário macroeconômico e o mercado imobiliário: o que esperar para 2025 e além, especialistas discutem os impactos do ambiente econômico nas decisões de investimento e nos rumos da construção civil. Os debatedores serão Marcelo Murad, diretor geral de Real Estate da Apex, e Célia Catussi, presidente do Sinduscon PR Norte.

Funding imobiliário: oportunidades, riscos e boas práticas é o tema do debate sobre as novas fontes de financiamento e estruturação de capital para empreendimentos imobiliários, com foco em eficiência e segurança.


Participam José Varandas, sócio diretor de imobiliário na Valora Investimentos, e Bruno Vieira, gerente de DCM da Apex.

O debate sobre Vetores de crescimento e oportunidades em Londrina, com base em dados econômicos e projeções de expansão urbana, vai explorar os principais eixos de desenvolvimento da cidade e região. Os participantes confirmados são Paulo Henrique Ferreira, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Gerson Guariente, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), e Brazil Versoza, diretor do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal).

Encerrando o evento, o painel sobre Exclusividade e alto padrão: tendências de mercado apresenta cases e análises sobre o crescimento do segmento de imóveis de alto padrão em Londrina, com destaque para o design, diferenciação e posicionamento de mercado. Estão confirmadas as presenças de Fabio Vasconcelos, fundador e CEO da fav360, Bruno Khouri, sócio do Grupo Catuaí, Juliana Meda, fundadora e sócia da Juliana Meda Arquitetura, e Cleber Souza, CEO da CMSouza Imóveis.

Sobre o Grupo Ric – Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos otos paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida. Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.