A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o balanço do Dia D de Vacinação, que aconteceu no último sábado (15), em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, foram aplicadas 3.134 doses de vacina contra Covid-19 e Influenza, das quais 1.130 foram bivalentes e 157 monovalentes (contra o Coronavírus) e 1.847 contra a gripe.
Para a realização da ação, estiveram abertas as UBSs dos bairros Armindo Guazzi, Alvorada, Guanabara e Parigot de Souza. A vacinação contra Covid-19 foi agendada e a contra a Influenza em livre demanda. As campanhas de vacinação prosseguem nesta semana, de hoje (17) até quinta-feira (20). Na sexta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, as unidades não abrirão para realizar vacinação.
No caso da vacina bivalente contra a Covid-19, é preciso fazer o agendamento prévio pelo portal da Prefeitura (clique aqui). Ela é destinada aos seguintes grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos; pessoas que vivem em Instituições longa permanência (ILPIS) e Residências Inclusivas (RI) a partir 12 anos e seus trabalhadores; imunossuprimidos a partir de 12 anos; indígenas; gestantes e puérperas; trabalhadores de saúde; deficientes permanentes acima de 12 anos; população privada de liberdade acima de 18 anos; adolescentes em medidas socioeducativas acima de 12 anos; funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.
Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses desde a última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico).
Já a vacinação contra influenza é por livre demanda, ou seja, sem precisar agendar. Ela está liberada para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do Ensino Básico e Superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. (Fonte: Prefeitura/NCom)