Início Cidade e Região Empresa londrinense Dechra Brasil é certificada como “excelente para trabalhar”

Empresa londrinense Dechra Brasil é certificada como “excelente para trabalhar”

1926
0
COMPARTILHAR

A Dechra Brasil, indústria de produtos farmacêuticos veterinários com sede em Londrina (PR), acaba de receber a certificação como “excelente empresa para trabalhar”, concedida pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento é obtido a partir de uma pesquisa feita com os próprios colaboradores da empresa no Brasil, aplicada em abril deste ano, sendo coordenada de forma global pela Dechra Pharmaceuticals – holding multinacional britânica – e conduzida pela GPTW do Reino Unido.

A pesquisa permite medir o índice de confiança dos colaboradores na empresa, o Trust Index, que foi de 82%. Além disso, 91% das pessoas consideram a Dechra “um excelente lugar para se trabalhar”.

O gestor de Recursos Humanos da Dechra Brasil, Guilherme Nozawa, explica que uma pesquisa feita em 2019 pela GPTW foi o ponto de partida para mudanças internas significativas: “Escutando as primeiras percepções do nosso time, analisamos os resultados da pesquisa, definimos prioridades, formamos times de engajamento, e, contando com o envolvimento direto dos colaboradores, implantamos uma série de melhorias que vinham ao encontro das expectativas das pessoas”.

Entre as medidas adotadas, destacam-se a criação de áreas de estacionamento, lazer e descanso, implantação de uma política moderna de frotas, além de programas internos para melhorar a comunicação e aproximar líderes e seus times. “Mais recentemente, aprovamos um plano de remuneração que nos permitiu ao mesmo tempo recompensar melhor as pessoas e nos colocar de forma mais competitiva no mercado de trabalho”, complementa Nozawa.

O diretor-presidente da Dechra para a América do Sul, André Paleari, explica que a certificação é importante para atestar que a empresa está no caminho certo.  “Ao longo dos últimos dois anos trabalhamos bastante para transformar a Dechra numa empresa onde as pessoas de fato gostassem de trabalhar. Onde ao mesmo tempo tenhamos desafios motivadores e as pessoas estejam contentes e orgulhosas por fazer parte de tudo que estamos construindo.”

Transição

Paleari destaca que a jornada da transformação interna foi iniciada poucos meses após a transição de uma empresa local, a Venco, com 32 anos de existência, para uma multinacional. “Foi um desafio grande partir de uma estrutura familiar, onde normalmente as equipes estavam adaptadas a uma determinada forma de gestão, e ao mesmo tempo mudar a mentalidade das pessoas para entenderem que o modelo de gestão evoluiu, trazendo melhorias para todas as áreas.” O executivo entende que os resultados operacionais têm sido muito positivos: “É nítido que o bom clima organizacional tem motivado ainda mais os colaboradores, responsáveis diretos pela superação dos desafios nesses dois anos e meio”.

Ele acrescenta que a chegada da nova controladora trouxe para a empresa uma cultura que valoriza processos e promove a autonomia. Foram mudanças sensíveis, que acabaram sendo muito bem assimiladas pelas equipes na transição da Venco para a Dechra Brasil. “Mesmo distintas, constatamos que as culturas organizacionais das duas empresas tinham aspectos em comum que contribuíram para a transição”, conclui Paleari.

“Internamente, dizemos que a Venco não poderia ter sido adquirida por uma empresa melhor. A Dechra é uma empresa que respeita sua história, e que procura entender a realidade de cada local em que atua”. Ainda, na visão do diretor-presidente, “a Dechra Pharmaceuticals não impõe decisões, busca sempre o diálogo antes do próximo passo e oferece o devido tempo de maturação para que as adaptações ocorram”.

Como resultado dessa sinergia, a transição para Dechra Brasil foi feita em apenas seis meses, desde o primeiro comunicado sobre a troca de acionistas até a reformulação das novas embalagens de todos os produtos. Foi o processo mais rápido entre as empresas já adquiridas pela Dechra em todo mundo.

Superação

O sucesso da mudança pode ser medido também no resultado econômico da Dechra Brasil. No ano fiscal de 2021, encerrado em julho passado, o faturamento chegou a R$ 118 milhões, com crescimento de 23,3% em relação ao ano anterior. “Conquistar esse resultado sob o impacto da pandemia do novo coronavírus exigiu muito de todas as áreas da empresa, que precisou manter a produção e os demais processos operando, mesmo com parte das equipes trabalhando de casa”, avalia Paleari.

O bom desempenho nesse ano é compartilhado com o time: em agosto, o programa de Participação nos Lucros e Resultados pagou a maior premiação aos colaboradores nos dois anos e meio de trajetória da Dechra Brasil. Nozawa antecipa que a empresa tem planos de ampliar suas equipes, especialmente nas áreas comercial, marketing, qualidade e pesquisa e desenvolvimento.

A Dechra Brasil atua no segmento de produtos veterinários, com destaque para vacinas para bovinos e linhas para animais de companhia – cães e gatos –  e equino e suíno. Tem atualmente um portfólio com mais de 60 produtos entre vacinas, soros hiperimunes, medicamentos, suplementos e kits diagnóstico. A empresa foi criada a partir da aquisição no final de 2018, pela Dechra Pharmaceuticals, do controle da Venco Saúde Animal, empresa familiar fundada em Londrina em 1986 e uma das pioneiras no mercado brasileiro de soros antiofídicos veterinários. A Dechra Brasil responde também pelos mercados do grupo na América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui