Início Cultura Expo Japão espera atrair 30 mil visitantes

Expo Japão espera atrair 30 mil visitantes

254
0
COMPARTILHAR

Está sendo realizada desde quarta-feira, dia 7, a Expo Japão 2023, reunindo o melhor da gastronomia oriental e da cultura japonesa. A abertura oficial será na quinta-feira (8), às 19h, e o evento se entenderá até domingo (11). A inciativa irá ocorrer na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), localizada na Rua Major Achiles Pimpão Ferreira, 2.300 (Estrada do Limoeiro). A expectativa é receber mais de 30 mil pessoas nos cinco dias de festa.

Foto: Arquivo ExpoJapão

A Expo Japão reúne gastronomia, esporte, música, dança, debates técnicos, tecnologia, inovação e muitas outras atividades. Trata-as do maior evento do estado do Paraná voltado para a valorização e divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa. Neste ano, a festa celebra os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e a 60ª edição da Exposição Agrícola – mostra de produtos tradicionais sustentáveis e orgânicos – onde serão homenageados alguns produtores rurais japoneses ou nipo-brasileiros. Também será realizado o 10º Simpósio AgroInovatec, que vai debater assuntos ligados à produção orgânica.

O coordenador-geral da Expo Japão, Luciano Matsumoto, informou que a Expo Japão fez um investimento para dar mais comodidade e conforto aos visitantes, aumentando a estrutura em mais de 1 mil metros quadrados, permitindo receber 2 mil pessoas a mais. “Como em todos os anos, um dos grandes atrativos é a parte gastronômica e a cultural, onde são apresentadas referências da cultura japonesa. Este ano, o palco principal terá mais de 40 horas de atrações, praticamente ininterruptas”, destacou.

Na área gastronômica, o evento contará com a presença dos maiores restaurantes orientais de Londrina. Na parte cultural, destaque para beleza da coreografia do Bon-Odori – dança de origem budista criada para agradecer e honrar os espíritos ancestrais –  que será na quarta-feira (7), às 20h, e para o Matsuri Dance, às 21h. No Matsuri Dance, as músicas misturam ritmo ocidentalizado como o pop, rock, funk, entre outros, e é considerada a genuína “dança da integração”, sem restrição de idade, sexo e nacionalidade.

Foto: Arquivo Secretaria de Educação

O Japão que Inspira – Assim como nos anos anteriores, os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais participam do projeto “O Japão que Inspira”, cuja premiação será realizada na Expo Japão, na quinta-feira (8), às 12h30. Os alunos desenvolveram uma redação com o tema “Japão e Brasil, laços de amizade” e as 10 melhores produções de texto serão premiadas.

Por meio do projeto, artistas e professores voluntários fazem visitas às escolas municipais de Londrina e levam as culturas japonesa e nipo-brasileira, por meio de oficinas, palestras e apresentações. O objetivo é trabalhar elementos culturais que possam facilitar a compreensão de comportamentos e de atitudes que promovem a amizade, a empatia, a inclusão social e o importante senso de coletividade. O projeto “O Japão que Inspira” é de autoria do vereador Eduardo Tominaga, líder do prefeito Marcelo Belinati na Câmara de Londrina. A Secretaria Municipal de Educação, a ACEL, Expo Japão, e Mauricio de Sousa Produções são apoiadores.

Foto: Arquivo Secretaria de Educação

Além da participação do projeto “O Japão que Inspira”, os alunos das escolas municipais visitarão a Expo Japão 2023. Na quarta-feira (7) à tarde está programada a visita dos estudantes da Escola Municipal San Izidro, onde participarão de atividades promovidas pelos coordenadores do projeto.

O público poderá visitar a Expo Japão 2023 na quarta e sexta-feira, das 14h às 22h, e na quinta, sábado e domingo das 10h às 22h. Os ingressos para Expo Japão custam R$ 5,00 (meia) e R$10,00 (inteira). A entrada é franca para crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos. A programação completa do evento está disponível no site https://expojapao.com.br/.

Gastronomia oriental

Oito restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia oriental confirmaram presença na Expo Japão deste ano. Os visitantes vão poder contar com uma infraestrutura com Praça de Alimentação e capacidade para atender mais de 2 mil pessoas. Além disso, haverá também food trucks, cafeteria e doceria.

Eventos Agrícolas

Nesta edição os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 60ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região, e o 10º AgroInovatec, Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura que será realizado nos dias 8 e 10 de junho.

As palestras estarão voltadas à pesquisa genética e agricultura orgânica. O foco é a produção livre de agrotóxicos. Temas como “Agrofloresta subtropical e mudanças climáticas”, “Plantio direto e mecanizado de olerícoras”, “Tendência futura da agricultura de grãos”, “Abacate, benefícios nutricionais e mercado”, e “Palmitos pupunha, açaí e juçara, mercados” estarão em debate.

Crianças e idosos

Todos os anos, a Expo Japão abre espaço para a presença de 400 alunos de escolas públicas da cidade, uma oportunidade para uma verdadeira imersão na rica cultura oriental. A tarde com as crianças está agendada para quarta (07) a partir das 14h. Esse público também tem programação garantida na tarde de sexta-feira (9) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche.

Pavilhão Cultural

Um espaço muito procurado pelo público é o Pavilhão Cultural, local que traz exposição de objetos, vestimentas, ikebana (arranjos de flores), bonecas e um local exclusivo para a tradicional Cerimônia do Chá, realizado nos dias 08, 10 e 11 de junho, das 15h às 17h, aberto para a participação do público. Também estão programadas apresentações de kotô (instrumento de cordas japonês), com o grupo Londrina Koto no Kai.

 Voluntários

Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão conta com o trabalho e a dedicação de um grupo de voluntários que trabalha sem medir esforços. Cerca de 200 pessoas – entre homens, mulheres, jovens, crianças e idosos – se dedicam para que tudo funcione da melhor maneira possível nos cinco dias de festa.

Assinatura: A Expo Japão é uma promoção da ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Bratac, Semegrão, Agro Hara, Unimed Londrina, Yticon, Sementes Mauá, Ponto Rural, Fundação Kunito Miyazaka, Cooperativa Integrada, Hachimitsu, Sunap, JTI, Hoftalon, Estacenter, Loc Med, Effect Energia Solar, Otocentro, St. James International School, HMB Lovat, Itamaraty, Sonkey, Farmácia Nissei, Sakura, Nelson Tsukahara. 

Apoio: Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba, IBJ, Sanepar, Governo do Paraná, Imin 115, Deputado Luiz Nishimori, Vereador Eduardo Tominaga, Folha de Londrina, RPC. 

Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui