Pautada nos pilares da economia criativa, a Flua Cultura Dia dos Pais monta o palco na Funcart no sábado (10) com expositores, oficina de costura e atrações artísticas.
A Funcart volta a se vestir de festa para receber a terceira edição da Feira Flua Cultura que acontece no próximo sábado (10), das 15h às 20h, véspera do Dia dos Pais. A data, importante para o comércio, dá o tom do evento com artistas e expositores – todos selecionados via edital, com propostas de presentes e atividades para o público, de todas as idades. O acesso é livre e gratuito, como nas edições anteriores. O projeto é do coletivo Flua Cultura e a realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina – Funcart, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio da Secretaria de Cultura de Londrina. A última Flua Cultura acontece em outubro, para marcar o Dia das Crianças e encerra o primeiro ano do projeto inovador, que trouxe uma nova perspectiva para artistas ao celebrar e fortalecer todo o potencial da economia criativa.
O gramado da Funcart vai receber expositores com produtos perfeitos para presentear as figuras paternas, a curadoria fez questão de escolher produtos que conversam bem com os homenageados trazendo artes gráficas, pimentas especiais, produtos gastronômicos como queijos artesanais e azeites defumados, cosméticos naturais, roupas de brechó, cerâmica, ilustrações, cafés especiais, roupas de design, lingerie e artesanato indígena. O público ainda vai contar com opções de comidas e bebidas para uma tarde de muita troca e diversão. “Voltamos para a Funcart, onde realizados a primeira Feira para reforçar o lugar onde nasceu essa experiência e para mostrar os resultados dos esforços da Fundação para revitalizar o espaço que antes abrigava o circo. Um espaço comum, para atividades culturais e isso se alinha com nossos princípios”, comenta João Ribeiro, um dos idealizadores e produtores da Feira Flua Cultura. Além da área expositiva, o evento conta com um palco para as apresentações artísticas e espaço com mesas e cadeiras para maior comodidade dos frequentadores.
A programação inclui dois shows musicais, com o João e Maria Trio, às 17h, de música instrumental brasileira e o blues da banda Struck Soul Brothers às 19h. Entre as performances, a Feira recebe a Primavera Jataí com “Por Um Xzinho”, protagonizado pelo palhaço Petunio (16h) e “O AstroLábia – trago seu humor de volta em 7 dias”, com Tiago Marques, o Palhaço Ritalino que dessa vez é Ritalin Bikanka Shantala e propõe uma viagem mística para um público reduzido, de apenas 15 pessoas por apresentação em uma tenda especial (15h30 e 18h). A Feira ainda conta com uma Oficina de Costura (às 14h30), comandada por Bianca Baggio, voltada para pessoas que não tem nenhum conhecimento de costura, mas gostaria de saber resolver aqueles problemas do dia-a-dia, como pregar um botão, fazer uma barra, trocar um zíper, fazer corretamente ajustes, reparo de furos e rasgos e ainda, ideias de reutilização e customização de roupas para uma moda mais sustentável e o consumo consciente.
Com o encerramento da primeira temporada da Feira Flua Cultura, a organização começa a fazer uma avaliação com a certeza de quem o evento tem desdobramentos mais profundos no futuro. O grande diferencial da Flua Cultura é a oferta de uma ajuda de custo, no valor de R$250,00, para cada expositor e cachê de até mil reais para as atrações artísticas, no entanto, contato com os expositores potenciais mostrou outras dores que o Coletivo Flua Cultura quer tentar ajudar a resolver. “Temos um primeiro legado, a base para trabalhar a nossa próxima etapa. Estamos tentando entender melhor as dificuldades dos expositores em participar de editais, tanto burocráticas como por exemplo não preencher os pré-requisitos como ter um CNPJ, como também outras dificuldades com materiais de divulgação, como fotos de qualidade dos próprios produtos, portfólio e formatação da própria atividade. Nossa feira é para produtos que fruto de processos criativos e até por isso, queremos promover, no futuro, oficinas que possam ajudar nessas questões”, comenta Ribeiro. “Não queremos ser apenas uma feira e sim, ser uma plataforma de apoio para a profissionalização ou aprimoramento do trabalho desses artistas-expositores”, completa.
O próximo edital, para expositores e atrações artísticas para a Feira de outubro abre no dia dez de setembro e fica aberto até dia 28 com a publicação dos selecionados nos canais oficiais do coletivo no dia 01 de outubro. A Feira Flua Cultura faz parte da retomada das atividades do Coletivo Flua Cultura de uma forma bastante inovadora e repleta de significado para a cena cultural de Londrina. A iniciativa representa ainda um novo capítulo em sua missão de conectar a comunidade local com a arte e a cultura. O coletivo é uma realização independente e é atualmente composto por Thalita Deldotti Alcantara, musicista e produtora cultural; João Ribeiro, produtor cultural e Rafaela Rodrigues, produtora cultural e publicitária.
Serviço: Feira Flua Cultura Dia dos Pais
Sábado, dia 10 de agosto de 2024
das 15h às 20h, na Funcart Londrina (Rua Souza Naves, 2380)
Acesso livre e gratuito