O 16º Festival de Dança de Londrina já tem data marcada: acontece de 5 a 14 de outubro, com uma extensão em dezembro, no aniversário da cidade. Para compor sua programação artística, o evento abre edital de chamamento direcionado a grupos ou artistas locais, nacionais e internacionais. Eles podem enviar propostas de espetáculos de palco ou de rua nas várias vertentes da dança – do clássico ao contemporâneo, passando pelas linhas tradicionais ou étnicas. O Festival também abre espaço para trabalhos de teatro e performance que explorem a fronteira entre linguagens a partir da arte do movimento.
As inscrições são gratuitas e on-line, realizadas pelo envio de e-mail. Os interessados devem acessar o site www.festivaldedancadelondrina.art.br, onde estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição. O prazo termina no dia 19 de agosto. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362. O evento é realizado pela APD – Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
De acordo com o edital, aberto no último dia 3, serão selecionados cinco espetáculos nacionais ou internacionais e três na categoria local (de Londrina ou de cidades em um raio de até 100 km). Os escolhidos recebem cachê e têm transporte, hospedagem e alimentação pagos pelo Festival. Para concorrer, os candidatos devem enviar materiais como sinopse, release, ficha técnica, clipping, mapas técnicos, fotografias e o vídeo na íntegra da montagem. Embora não seja obrigatório, caso o grupo tenha materiais físicos e queira remetê-los via postal, o edital também disponibiliza um endereço.
“Há dois anos, adaptamos as inscrições para o on-line. Em razão de facilitadores como o baixo custo e a agilidade do envio por e-mail, aumentou muito o número de candidaturas de todo o Brasil e de outros países. Descobrimos trabalhos incríveis e que, muitas vezes, não estão no circuito convencional da dança”, explica Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival. Segundo ela, o evento serve como vitrine para trabalhos de qualidade de muitos grupos, que, após se apresentarem em Londrina, acabam sendo convidados para outras mostras.
Uma das principais marcas do Festival de Dança de Londrina é a programação artística em fricção com temas urgentes da atualidade e o foco no diálogo da dança com outras linguagens artísticas, como o teatro, a performance e o circo. Por isso, a coordenadora destaca que são bem-vindos trabalhos construídos nestas fronteiras. A perspectiva é receber mais de 400 inscrições, superando o número do ano passado. Os escolhidos via edital compõem a programação junto de grupos de renome convidados pela organização.
Serviço: 16º Festival de Dança de Londrina (2018)
Inscrições abertas para espetáculos locais, nacionais e internacionais
Até 19 de agosto de 2018
Edital de seleção e ficha de inscrição:
www.festivaldedancadelondrina.art.br
Informações: (43) 3342-2362
Foto: Cidade em Movimento (Escola Municipal de Dança de Londrina
Crédito – Mariana Hertel