O governador Carlos Massa “Ratinho” Junior anunciou, no fim da tarde desta terça-feira (14), que não renovará a quarentena em sete regiões do Paraná, decretada há 14 dias, quando foram intensificadas as restrições como abertura do comércio, restaurantes, academias e outras atividades. Na ocasião, o “mini lockdown” havia sido determinado para o período de 14 dias com possibilidade de extensão por mais uma semana.
Os prefeitos destas regiões poderão decidir, autonomamente, se as atividades produtivas em suas cidades serão retomadas. Em Londrina, o prefeito Marcelo Belinati deverá se pronunciar ainda hoje. Mas a expectativa é a de que as atividades sejam normalizadas porque o prefeito vinha fazendo gestões junto ao governador para a exclusão do Município das medidas do decreto.
Veja a nota emitida pelo governo do Estado:
NOTA – GOVERNO DO ESTADO
O Governo do Estado informa que as medidas restritivas constantes do decreto 4942/20, válidas para as regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba perdem efeito a partir desta terça-feira (14). A decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica. As restrições para a 1ª Regional de Saúde, do Litoral, serão mantidas até o dia 21 de julho.
Londrina
No início da noite desta terça, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou decreto determinando que voltam a valer as disposições dos Decretos 541 (comércio e prestação de serviços) e 558 (shoppings centers) até está quarta-feira (15), quando serão divulgadas as novas medidas que vigorarão no Município.