Início Cidade e Região Guia de preços para serviços digitais será atualizado anualmente

Guia de preços para serviços digitais será atualizado anualmente

627
0
COMPARTILHAR
Ferramenta descreve cada serviço prestado pelas agências, equaliza expectativas de clientes e fornecedores, e profissionaliza o mercado

Os preços praticados pelas agências de comunicação digital variam bastante conforme a região do país e a complexidade percebida sobre cada serviço ou produto. Além disso, há pouca padronização na descrição e nomenclatura dos itens, que somam quase 150. Agora, eles estão descritos e precificados no Guia de Valores de Produtos e Serviços Digitais e serão atualizados anualmente, informa Carolina Morales, presidente da Associação Brasileira de Produtos e Serviços Digitais (ABRADi), que elaborou o documento. 

Carolina deu a notícia sobre a atualização anual para cerca de 100 agentes digitais de Curitiba, nesta semana, a quem apresentou as vantagens da ferramenta. Reunidos no Hard Rock Café, os profissionais também conheceram os novos produtos digitais recém lançados pelo Grupo Ric, o maior conglomerado de comunicação multimídia do Paraná e um dos maiores do país.

Descrição e complexidade

Uma pesquisa anual junto às agências e agentes da comunicação digital dará continuidade ao trabalho da ABRADi feito nos últimos três anos, ouvindo associados em todo país. O guia que resultou dessa pesquisa cria parâmetros técnicos e mais precisos para ajudar o mercado a precificar produtos e serviços digitais. 

“Vamos evoluir em maturidade na relação entre clientes e fornecedores. O guia é dividido em capítulos e classifica os serviços em baixa, média, alta e altíssima complexidade. Ele contempla desde produtos mais simples como criação de peças digitais até grandes entregas, como campanhas de performance”, disse Carolina, que a partir de agora vai rodar o país apresentando a ferramenta.

O presidente da ABRADi no Paraná, Joaquin Fernandez Presas, destacou que o guia traz valores médios, mas não tem o objetivo de tabelar preços. “O mercado é livre. A grande contribuição é oferecer referências e ajudar as agências a fazerem propostas detalhadas, explicitando o que estão entregando e qual a complexidade do trabalho. Essa postura facilita a compreensão pelo cliente daquilo que está contratando.”

Produtos digitais inéditos

Com 14 veículos – 4 TVs, 7 rádios, 2 portais e 1 revista, além de canais nas redes sociais – o Grupo Ric lançou neste ano um pacote de produtos digitais cujas estrelas são as estratégias de “social branded”, TV 3.0 e YouTube “partner sale”. “Fazemos um exercício diário de criar estratégias de conteúdo crossmedia que tragam novas audiências para os nossos clientes”, disse a head de growth marketing do grupo, Laila Sol, durante o evento da ABRADi.

Ela foi convidada para apresentar as novidades lançadas de forma pioneira no Paraná e que impactam diretamente as agências de produtos e serviços digitais na ampliação de suas receitas com entregas diferenciadas aos clientes.

Com o “social branded”, o grupo emprega uma equipe especialista para produzir conteúdos personalizados, com chancelas exclusivas da marca RIC e de seu próprio casting de influenciadores. O mercado abraçou a ideia e em três meses mais de 60 clientes contrataram cerca de 100 campanhas. O produto já responde por 15% do share das vendas digitais.

A TV 3.0 oferece mídia display interativa para smart TVs. A RIC é a primeira plataforma de comercialização e entrega digital e segmentada para a TV aberta no Paraná. “A gente faz um convite para a audiência entrar na publicidade, o que permite ao anunciante iniciar uma conversa com clientes reais em tempo real e em vários formatos”, explicou Laila.

Outra novidade apresentada durante o evento da ABRADi foi a parceria inédita com o YouTube. A RICtv é a primeira emissora regional e a quinta no Brasil a oferecer a venda direta de anúncio dentro dos seus canais do YouTube. Um diferencial importante desse modelo é que o cliente pode utilizar de forma customizada os formatos da plataforma – como bumper, non-skip, skip e merchanTube -, o que nenhuma outra emissora regional pode oferecer.

Carolina Morales, presidente da ABRADi



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui