Início Cidade e Região Idosos precisam agendar vacinação contra covid; 1,5 mil fizeram “cadastro prévio”

Idosos precisam agendar vacinação contra covid; 1,5 mil fizeram “cadastro prévio”

1107
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina iniciou, ontem (9), a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Imunizações. Para receber a dose, os idosos que fizeram o cadastro prévio no site da Prefeitura precisam entrar novamente no portal para fazer o agendamento da vacinação, disponível no link www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/.

Foto: Emerson Dias

A imunização para este público irá acontecer até sexta-feira (12) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na rua Via Láctea, 877, unidade exclusiva para vacinação de idosos, que está atendendo com horário ampliado, das 9 às 21 horas. E no sábado (13), das 9 às 18 horas, a imunização acontecerá em formato drive-thru, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na avenida Tiradentes, 6.275.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que, no ato do agendamento, os idosos podem escolher por um destes dois locais de vacinação (UBS do Jardim do Sol ou Drive-Thru). Em ambos os casos, o agendamento será feito com horário marcado, para evitar possível aglomeração. Já os idosos acamados vão receber a vacina em suas residências.

No ato da imunização, os idosos precisam apresentar documento pessoal, como RG e CPF, além do formulário de agendamento impresso, que contém QR Code. A impressão do documento pode ser feita após o agendamento da vacinação, por meio do cadastro do usuário.

Foto: Emerson Dias

Machado ressaltou que, de forma pioneira e protagonista e pensando na saúde e na vida dos idosos, o Município transformou, temporariamente, a UBS do Jardim do Sol em sala de vacina, para que os idosos não tenham contato com outras pessoas e corram o risco de se expor neste momento da pandemia. “Também ampliamos o horário de atendimento da UBS Jardim do Sol, justamente para expandir o acesso dos idosos em horários diferenciados, pois sabemos que muitos dependem de familiares para poder levá-los até a unidade de saúde”, apontou.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 180 idosos com 90 anos ou mais foram imunizados na terça-feira (9), no primeiro dia de imunização para este púbico. “O dia foi marcado por uma grande emoção. Depois de uma longa expectativa e espera, conseguimos, finalmente, iniciar a vacinação dos nossos idosos contra a Covid-19. Sabemos que essa doença é altamente agressiva, para essa população, por isso iniciar a vacinação com certeza significa salvar vidas e proteger nossos idosos, que são pessoas que ajudaram a construir a história da nossa cidade. Foi muito gratificante acompanhar este momento”, enfatizou.

Foto: Emerson Dias

Machado afirmou que este foi o início da caminhada, que visa proteger cerca de 80 mil idosos em Londrina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui um lote com 3.300 doses exclusivamente para vacinar os idosos com 90 anos ou mais. Até a manhã desta quarta-feira (10), 1.452 idosos com esta faixa etária efetuaram o cadastro prévio da vacinação contra a Covid-19 desde sábado (5), quando iniciou o cadastramento. Aqueles que ainda não se cadastraram ainda podem fazer o cadastro on-line, no mesmo link, aguardar a validação e, por fim, fazer o agendamento para recebimento da dose.

A SMS esclarece que, mesmo as pessoas que já tiveram diagnóstico de Covid-19 podem ser vacinadas, contudo, a recomendação é que a dose seja adiada para os pacientes que se encontram na fase ativa da doença ou que estejam com quadro febril.

Até o momento, o município de Londrina recebeu 22 mil doses da vacina contra a Covid-19. O imunizante está sendo adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios pelo governo do Estado. Nesta etapa, além dos idosos, também estão sendo vacinados profissionais e trabalhadores da saúde. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

Foto: Emerson Dias/Ncom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui