Realizado pelo Espro em parceria com a LEROY MERLIN, projeto é destinado a jovens de 17 a 22 anos e oferece formação com foco para o segmento de varejo
O Projeto Formar, iniciativa de capacitação profissional promovida pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos especializada na inserção de novas gerações no mundo do trabalho, em parceria com a Leroy Merlin, maior rede de varejo do Brasil focada em melhorias para o lar, está com inscrições abertas para uma nova turma em Londrina.
Destinado a jovens com idades entre 17 e 22 anos, o curso tem início previsto para o dia 1º de outubro. Os encontros são presenciais, realizados no período da tarde (das 13h30 às 17h30), na Rua: Américo Deolindo Garla, 224 – Pacaembu (piso térreo do Shopping Norte). Os participantes terão acesso a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, mochila, uniforme e kit escolar. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pela internet, por meio deste link.
No total, o projeto oferece 152 horas de capacitação, contemplando conteúdos sobre competências técnicas e habilidades comportamentais (soft skills), como inteligência emocional, resolução de problemas, resiliência e colaboração. O curso prevê ainda a formação em conhecimentos específicos para o segmento de varejo e treinamentos práticos e presenciais nas lojas da LEROY MERLIN.
Intitulado Projeto Formar, o programa chega ao seu 4º ano em 2025 com mais de 431 jovens formados pelo Espro e 60% dos jovens empregados nas unidades da LEROY MERLIN pelo Brasil. A oportunidade se estende aos concluintes de 2025, que terão seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro, ficando aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de estágio, no varejo ou em outras áreas da economia.
No início de junho, a temporada 2024 do Projeto Formar foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), como um destaque entre movimentos de sustentabilidade corporativa no país.
Serviço: curso gratuito de capacitação profissional com foco para atuação no varejo (Projeto Formar)
Data: a partir do dia 1º de outubro.
Horário: período da tarde (das 13h30 às 17h30).
Local: Rua: Américo Deolindo Garla, 224 – Pacaembu, Londrina – PR, 86079-225, loja A-5 – Piso térreo do Shopping Norte.
Inscrições: por meio deste link.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 46 anos de existência, a entidade encaminhou mais de 650 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,3 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 6 filiais e 56 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 443 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro, que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem.