Início Cidade e Região Instituto realiza roda de luto para pais que tiveram perdas gestacionais ou...

Instituto realiza roda de luto para pais que tiveram perdas gestacionais ou neonatais

417
0
COMPARTILHAR

O Instituto Para Sempre Luna realiza, na próxima quarta-feira (26), a primeira roda de luto presencial. O encontro é gratuito e tem como objetivo ser um momento de partilha e desabafo de mães e pais quem sofreram perdas gestacionais ou neonatais. A presidente da entidade, Izabela Picelli Decarlo Simão, será a mediadora da conversa, que será realizada na Av. José Gabriel de Oliveira, 915, das 19h às 21h. Para participar, é preciso manifestar o interesse e fazer a inscrição gratuita através do WhatsApp (43) 99173-6437 ou pelo Instagram (@parasemprelunainstituto).

“Nós estamos percebendo que as dificuldades e traumas causados pelo não acolhimento das famílias que sofrem perdas gestacionais ou neonatais são muito maiores do que imaginávamos. Nós, que passamos por situações assim, não temos ideia de que muitas outras pessoas também enfrentam isso e, muitas vezes, sofrem caladas. Por isso, queremos dar voz a essas pessoas e fazer com que se sintam acolhidas”, ressalta Izabela, que perdeu dois filhos: Lucas, natimorto com 27 semanas de gestação (7 meses), devido a um trombo no cordão umbilical, em 2016; e Luna, uma bebê prematura de 35 semanas, que nasceu bem, mas, faleceu com 20 dias devido a uma infecção, em 2022.

O instituto já realizou a primeira roda de luto duas semanas atrás, no formato online, com uma participante. A conversa com Izabela durou uma hora e meia. “O desabafo é uma parte muito importante do luto, que não passa nunca, mas, aprendemos a conviver. Então, é preciso desabafar a fim de ressignificarmos a dor, transformando-a em amor”, diz a presidente da entidade. De acordo com ela, o objetivo do Instituto Para Sempre Luna é trabalhar na luta por melhor acolhimento das equipes de saúde em relação a pais que perdem seus filhos recém-nascidos, além de atender o público que enfrenta perdas gestacionais. Além disso, ela propôs uma lei estadual e lançará uma roda de luto.

O Instituto Para Sempre Luna é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo realizar ações de assistência social, de saúde, educação e defesa dos direitos relacionados ao luto parental, em especial, ao luto gestacional, perinatal ou neonatal. O objetivo é atender pessoas que passam por perdas gestacionais, perinatais e neonatais, pessoas empáticas à causa e profissionais de saúde que lidam com o processo do luto, atuando também na contribuição da formação, realizando palestras, rodas de luto, entre outros projetos. 

Projeto de Lei

Uma das ações foi a proposição da Lei Para Sempre Luna, apresentada pelo deputado estadual Cobra Repórter, na Assembleia Legislativa do Paraná. O projeto prevê cuidados que vão desde o apoio psicológico até a hora de sepultar o(a) filho(a), estabelece procedimentos a serem adotados nos casos de perda gestacional espontânea, natimorto, perda neonatal, assim como em ocorrências de violências obstétricas, nos serviços públicos e privados de saúde. Ele também cria a “Semana de Conscientização e Orientação Sobre a Perda Gestacional e Violência Obstétrica”, englobando o dia 15 de outubro (Dia Internacional da Conscientização da Perda Gestacional).

O artigo 3º define cuidados oferecidos pela rede de saúde para os pais: acompanhamento psicológico e social aos genitores; fornecer à genitora acomodação especial no ambiente hospitalar e demais estabelecimentos da rede de atenção à saúde de gestantes, separada das demais gestantes e puérperas; viabilizar e garantir a participação do genitor ou outro acompanhante de livre escolha da genitora, durante a retirada do feto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui