Literatura como “cura” e Brecht no Londrix 2021

Assuntos do 16º Festival Literário de Londrina serão tratados por Layse Barnabé de Moraes e Valdir Grandini, a partir das 19 horas

A programação do Festival Literário de Londrina desta terça-feira (16) começa às 19 horas com uma conversa sobre “Literatura como Travessia: Educar, Humanizar e Curar”. O assunto será tratado por Layse Barnabé de Moraes, de Londrina. Que propõe olhar a literatura como um território de afeto.

Com mediação de Márcia Sel, a pesquisadora propõe converter a escuta de si mesmo em experiência com a palavra. “Uma conversa sobre educar o olhar e humanizar vivências”, nas palavras de Layse.

Às 19h45, Valdir Grandini (foto), jornalista, poeta e consultor cultural, vai falar sobre “Literatura, Ciência e Aprendizado em Brecht”. Com o público, ele se propõe a falar sobre as várias áreas de criação do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht.  E também sobre a literatura, a educação e o processo de aprendizado como elemento estético.

Em função da pandemia do novo Coronavírus, a interação entre o público e os convidados do Festival Literário de Londrina será on-line.  As conversas podem ser acessadas através dos canais oficiais do Londrix (Facebook e YouTube).

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o 16º Festival Literário de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. O tema do 16º Londrix é “Literatura e Educação”.

O evento tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora.  Apoio Cultural: Cultural – Inglês e Espanhol e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

SOBRE OS PARTICIPANTES

LAYSE BARNABÉ DE MORAES – Jornalista, mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutoranda em Letras pela mesma instituição, onde pesquisa a poética da cura na literatura de autoria feminina.

VALDIR GRANDINI (Dentinho) – Jornalista, poeta e consultor cultural. Pesquisador de confluências entre cultura, comunicação e educação, edita o blog Luminares, com essa temática. Nos anos de 2001 a 2008 atuou como gestor na Secretaria de Cultura de Londrina. Em 2007, recebeu o Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, pelo Programa Rede Cidadania de Londrina. É estudioso da obra e do pensamento estético do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

SERVIÇO

  • 16º Festival Literário de Londrina (Londrix), de 8 a 22 de março.
  • Direção geral: Chris Vianna
  • Patrocínio: PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura.
  • Apoio: Cultural – Inglês e Espanhol e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Parcerias: Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora

Realização: AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *