Início Cidade e Região Londrina é “destaque” em aumento de IPTU na região Sul

Londrina é “destaque” em aumento de IPTU na região Sul

1311
0
COMPARTILHAR

Levantamento realizado pelo Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado neste mês pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aponta que a Região Sul obteve um crescimento de 8% na receita do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2019, em comparação ao ano anterior. Entre as 16 cidades selecionadas para estudo, Londrina (PR) e Viamão (RS) registraram os maiores crescimentos: 44,9% e 40,6%, respectivamente.

O ranking das maiores arrecadações da região é encabeçado pelas capitais sulistas, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), respectivamente.

A capital de Santa Catarina, além de “conseguir incrementar” os valores recolhidos do imposto, registrou a maior arrecadação per capita entre as selecionadas, sendo R$ 729,17 por pessoa.

Já a do Rio Grande do Sul foi a única capital e cidade da região a computar queda (- 2,4%) em 2019, comparado a arrecadação de 2018.
Em sua 16ª edição, o Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios da Brasil utiliza como base números da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando uma análise do comportamento dos principais itens da receita e despesa municipal, tais como ISS, IPTU, ICMS, FPM, despesas com pessoal, investimento, dívida, saúde, educação e outros.

Consolidada como um instrumento de consulta e auxílio no planejamento dos municípios, a publicação traz como novidade nesta edição informações do orçamento de 2020.

Realizado pela FNP, em parceria com a Aequus Consultoria, o anuário apresenta conteúdo técnico em linguagem amigável e é uma ferramenta de transparência das contas públicas. A 16ª edição tem o patrocínio de ANPTrilhos, FGV – Júnior Pública, Houer, Huawei, Locness, Radar PPP e Santander.

RANKING – AS 10 MAIORES ARRECADAÇÕES DE IPTU DAS CIDADES SELECIONADAS NO SUL


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui