Início Cidade e Região Londrina registrou 300 ocorrências com ventos que superaram 70 km/hora

Londrina registrou 300 ocorrências com ventos que superaram 70 km/hora

1198
0
COMPARTILHAR

A Prefeitura de Londrina, por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), contabilizou 296 ocorrências de diversas naturezas em decorrências das chuvas e das fortes rajadas de ventos que atingiram a cidade no último final de semana. Para falar sobre o assunto, foi realizada coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (25), na sede da Prefeitura, concedida pelo secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos.

Do total de chamadas registradas pelas centrais de emergência 199 e 153 (GM), 215 se referem a quedas de árvores, 73 destelhamentos, quatro deslizamentos, três solicitações de vistoria e um alagamento. A região mais atingida foi a zona norte, com 132 registros, seguida pela zona leste (58), oeste (42), centro (40), e sul (24).

Pontos de atendimento

Com base nas estatísticas e nos registros das ligações, a Prefeitura de Londrina montou pontos de atendimento às vítimas de destelhamento nas regiões mais atingidas pelo vendaval de sábado (23) à noite e domingo (24) o dia todo. Equipes da Guarda Municipal fizeram a distribuição de lona e prestaram orientações à população. Até o momento as equipes entregaram 1.607 metros de lona para 370 pessoas que procuraram os locais.

O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, falou sobre o trabalho sincronizado das equipes. “É importante destacar que no sábado, por volta das 9h, já tínhamos informações preliminares de que esse desastre poderia acontecer. Por se tratar de um fenômeno natural, nós não temos a dimensão de como isso pode acontecer na vida das pessoas. Por volta das 16h, quando começou a chuva, nós já contávamos com equipes nas ruas para prestar o primeiro atendimento à população. Nós cadastramos as ocorrências e atendemos por prioridades”, informou.

Ramos agradeceu o trabalho da imprensa na divulgação dos informativos do poder público. “Nós destacamos o trabalho da imprensa, realizado de sábado até hoje. Todas as notas parciais que nós enviamos foram divulgas e isso foi muito importante para prestar esclarecimento à população. O trabalho sincronizado das secretarias também foi fundamental. Como tínhamos um planejamento – para a Saúde e para Educação principalmente – com um material de Defesa Civil à disposição deles, no momento em que começou a surgir a informação de danos em escolas, os próprios funcionários fizeram os primeiros atendimentos colocando lona, protegendo materiais e cuidados dos alimentos”, informou.

Orientação da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal não orienta, em hipótese alguma, que as pessoas por iniciativa própria tentem fazer a desobstrução das vias atingidas por quedas de postes, pois a rede elétrica pode estar energizada. Nos casos de quedas de árvores, se a pessoa que não tem habilidade com o corte dos galhos eles podem cair sobre ela ou veículos, por isso o trabalho profissional é requerido nesse momento. Emergências devem ser comunicadas imediatamente, pelo telefone 199.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Marcelo Canhada, destacou o trabalho da Prefeitura em favor da cidade. “O poder público, numa cidade com a dimensão que Londrina tem, não dá conta de atender todas as pessoas ao mesmo tempo. Num primeiro momento estivemos com os esforços voltados para apoiar a Copel a fazer a religação das luzes nas unidades de saúde e hospitais, pois foram mais de 130 mil residências, entre outros locais, que ficaram sem energia elétrica no sábado. As vacinas armazenadas nas UBSs que ficaram sem energia foram imediatamente recolhidas, pela Secretaria de Saúde, e levadas para um local seguro”, informou.

Canhada falou sobre o empenho dos servidores na realização deste trabalho. “Desobstruímos ruas e estradas rurais onde temos ônibus que transportam a safra e as criança e registramos 40 estragos nas escolas. Começamos o trabalho no sábado à noite e continuamos no domingo para que nenhuma criança ficasse sem aula hoje. Alcançamos esse objetivo graças à solidariedade da população de Londrina e do trabalho da Defesa Civil”, apontou.

Equipes nas ruas

Foto: Vivian Honorato

Desde o final da madrugada desta segunda-feira (25), a Prefeitura está com 16 equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, fazendo o recolhimento galhos e a limpeza da cidade, a fim de restabelecer a ordem.

Dados climáticos

Informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontaram que a cidade foi atingida com ventos de 73,8km/h no sábado. O índice de precipitação acumulada ficou em 87,8mm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui